Matinhos: Mutirão dos Bairros chega à segunda semana e atende mais dois balneários


Por Flávia Barros Publicado 23/11/2023 às 21h50 Atualizado 19/02/2024 às 05h34

Uma ação diferente, da qual participam todas as secretarias municipais, com prestação de serviços à população. Esse é o objetivo do “Mutirão nos Bairros”, que vai atender todas as regiões de Matinhos, dois dias por semana. No final da última semana a ação começou pelos balneários Gaivotas e Monções, indo até o limite do município com Pontal do Paraná, como trouxe o JB Litoral, na versão impressa de segunda-feira (20). Nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), chegou a vez dos balneários Albatroz e Currais receberem a ação, onde são oferecidos diversos serviços como cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) e INSS, regularização do IPTU, exames de saúde, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial, entre outros. Os atendimentos seguem até o final da tarde de sexta, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Albatroz e Currais.

Várias frentes

Nesta quinta-feira, enquanto os atendimentos aos moradores eram feitos nos dois pontos fixos, quem compareceu ao CRAS Albatroz também pôde levar para casa alfaces colhidas na hora. As verduras, plantadas na horta comunitária instalada dentro do CRAS, foram distribuídas à população. A iniciativa de doar os vegetais foi do chefe de Gabinete, Carlos Valderi, que acompanhou o andamento da ação, durante a manhã.

Além da prestação de serviços, houve o cadastramento de coletores de materiais recicláveis da região, o patrolamento de ruas, a limpeza urbana e a fiscalização do descarte de lixo.

Prefeitura mais próxima da população

Segundo a administração municipal, toda semana será atendida uma área diferente da cidade, por determinação do prefeito José Carlos do Espírito Santo (Pode), o Zé da Ecler.

O Prefeito convocou todas as pastas para atender às necessidades pontuais dos moradores. Cada secretaria destaca uma quantidade de servidores para se concentrar nesta função. A periodicidade é semanal”, afirma a assessoria de comunicação do município ao JB Litoral.

A estrutura utilizada para os atendimentos varia de acordo com a região. São procurados locais com acesso à internet e espaço para acomodar a todos que vão buscar os serviços (associações de bairros, centros de referência de assistência social, entre outros).

O que pode ser destacado é a descentralização de serviços de interesse dos moradores. Os que residem nos balneários mais afastados não precisam se dirigir ao Paço Municipal ou à sede das secretarias para buscar atendimento, pois as soluções dessas demandas acabam indo até os moradores”, esclarece a assessoria.

Assistência Social

Poder ser atendido perto de casa proporciona, além de comodidade, uma assistência mais ampla, sobretudo à população em situação de vulnerabilidade social. Na área de Assistência Social, os serviços prestados durante as ações são esclarecimentos sobre o Cadastro Único (CadÚnico), por meio do qual as famílias têm acesso a diversos benefícios nas esferas municipal, estadual e federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC), cadastros dos Coletores de Materiais para Reciclagem, informações sobre cursos no Centro Comunitário Profissionalizante (CCP), informações e encaminhamentos para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializa de Assistência Social (CREAS) e outros programas da pasta.