Matinhos realiza campanha e testes rápidos no Dia Mundial de Combate à AIDS


Por Amanda Batista Publicado 01/12/2023 às 09h40 Atualizado 19/02/2024 às 06h14
Das 9h às 16h, a população terá acesso a uma série de serviços de saúde na Praça Central. Foto: Prefeitura de Matinhos.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos

Em homenagem ao Dia Mundial de Combate à AIDS e ao Dia D de Combate à Dengue, a Secretaria da Saúde de Matinhos está promovendo uma ação integrada nesta sexta-feira (1º), na Praça Central da cidade.

Das 9h às 16h, a população terá acesso a uma série de serviços de saúde, com destaque para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, serão distribuídos autotestes para HIV, e a vacinação contra a Covid-19 e a Influenza estará disponível no local.

Os agentes de combate a endemias também estarão presentes para fornecer informações e orientações sobre os focos de dengue, reforçando a importância da prevenção e da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Para encerrar o evento, das 16h às 17h, está programada uma passeata que sairá do Centro em direção ao Pico de Matinhos. A mobilização visa sensibilizar a comunidade sobre a importância da solidariedade, da informação e da promoção da saúde.

Dia Mundial de Combate à AIDS

Em 1987, durante a 3ª Conferência Internacional de Aids, realizada em Washington (EUA), 200 mil pessoas, ativistas e pessoas vivendo com o vírus, participaram do lado de fora do evento. Queriam ser ouvidas pela comunidade científica e pelo mundo, pois naquele momento, em que não havia tratamento, o silêncio era uma forma de morte.

No ano seguinte foi proposta a criação do Dia Mundial de Luta Contra Aids e, em 27 de outubro, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o 1º de dezembro como data comemorativa, cinco anos após a descoberta do vírus causador da doença (HIV – vírus da imunodeficiência humana). Naquela época, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus e 38 mil já tinham falecido.

A iniciativa se consolidou e até hoje o 1º de dezembro é marcado como o dia de uma campanha global que combate o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença.