Matinhos realiza Semana da Consciência Negra com palestras sobre a cultura afro-brasileira; confira a programação


Por Amanda Batista Publicado 20/11/2023 às 10h56 Atualizado 19/02/2024 às 05h12
Programação da Consciência Negra começou com sábado (18), com uma roda de conversa sobre ancestralidade. Foto: Casa da Cultura de Matinhos.

*Com informações da Prefeitura de Matinhos

A partir desta segunda-feira (20) até quinta-feira (23), acontece em Matinhos a Semana da Consciência Negra, na Casa da Cultura Professor Delcio Ramos, localizada na Rua Albano Müller, nº 111. O evento, que começa às 19h, tem por objetivo resgatar a cultura e ancestralidade afro-brasileira.

A iniciativa começa na noite desta segunda, com palestra com o professor Paulo Augusto Gonçalves, que abordará sobre “Povos africanos trazidos para o Brasil: ancestralidade, chegada e nova identidade”.

De acordo com o professor, apesar do ensino sobre o continente africano nas escolas ter evoluído ao longo dos últimos anos, ainda se tem um caminho extenso até que a Educação dê o devido destaque aos países majoritariamente negros.

As sociedades africanas já eram importantes na época da escrvidão. Conhecer um pouco dessa história serve tanto para combater certos preconceitos em relação a esses povos, como também fortalecer o sentimento de orgulho de suas raízes em todos os descendentes de africanos, principalmente as pessoas negras”, ressalta o professor.

Na terça-feira (21), é a vez do advogado e professor Antônio Carlos Gonçalves, que falará sobre “As concepções de liberdade e lei em Joaquim Nabuco: o projeto de abolição gradual e a extinção dos açoites”. Já na quarta, a palestra fica por conta do artista plástico senegalês e microempresário há 16 anos, Abdoulaye dit Goumb Sow, que falará sobre artes e etnias tribais.

Para fechar a semana, na quinta-feira (23), às 19h, no Calçadão Central, tem a apresentação musical de Dulci Lopes, cantando o samba brasileiro.