Médica do Litoral conquista certificação internacional promovida pelo Governo do Estado
Desde abril deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está promovendo a primeira capacitação com protocolos internacionais e certificação da Advanced Medical Life Support (AMLS) para profissionais da linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ao longo de sete meses, entre abril e outubro deste ano, serão 32 encontros, contemplando mil profissionais da Saúde do estado. No Litoral, a única profissional a receber a capacitação pela AMLS foi a médica Valéria Fernandes de Oliveira, que atua no Samu, em Paranaguá, e na UPA de Matinhos.
Ela participou do curso na última semana, em Curitiba, e na sexta-feira (16) recebeu a declaração de participação. “Com a aprovação na capacitação, receberemos uma carteirinha dos Estados Unidos, que deve chegar daqui a 30 dias, que nos habilita a, durante quatro anos, prestar atendimento pré-hospitalar de urgência”, explica.
A certificação é voltada para o atendimento pré-hospitalar às emergências clínicas, com a utilização de pacientes reais que simulam situações de risco. Ao todo, o Governo investiu R$ 4,5 milhões no treinamento dos profissionais de todo o estado.
Médica do Litoral certificada
Na avaliação de Valéria, a iniciativa do Governo do Estado foi muito importante para a Saúde do Paraná. “Isso porque a capacitação irá habilitar tanto profissionais das UPAs quanto do Samu, médicos e enfermeiros, para realizar esse diagnóstico de urgência, ou seja, aqueles chamados urgentes que vêm da rua. Para nós é muito importante porque a realidade que se vive numa Unidade de Pronto Atendimento, às vezes, fica muito distante do atendimento de urgência, os profissionais não compreendem aquilo que é realmente urgente ou não. E a UPA, Samu e Hospital Regional do Litoral têm que trabalhar juntos sempre”, comenta.
Como a única profissional do Litoral a receber a capacitação, ela destaca que a certificação da AMLS se trata de um marco em sua carreira médica. “Agora posso oferecer um atendimento pré-hospitalar de urgência ainda melhor e mais seguro para a população do Litoral do Paraná. Estou honrada em poder trazer para a região os conhecimentos adquiridos no curso da AMLS“, ressalta Valéria.
Atuando na área da Saúde há 30 anos, antes de ser médica, Valéria já trabalhava como enfermeira obstetra. Em 2002, ela começou a atuar no Litoral como médica e, naquele mesmo ano, em julho, ela participou da criação do Samu na região, onde atua desde então.
Principal curso internacional
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca a importância da certificação. “A qualificação dos profissionais impacta diretamente no atendimento aos paranaenses e torna o sistema de saúde e a rede de urgência, como um todo, mais segura e eficiente”, diz.
O AMLS é o principal curso internacional dedicado a profissionais que realizam atendimento pré-hospitalar, especialmente de emergência clínica. Ensinado em todo o mundo desde 1999, o treinamento foi o primeiro programa de educação para serviços de emergência a abordar, de maneira completa, a melhor forma de tratar pacientes com patologias clínicas.