Mesmo com duplicação da JK se arrastando, Estado anuncia obras para melhorias de Matinhos até Praia de Leste


Por Flávia Barros Publicado 13/02/2023 às 06h40 Atualizado 18/02/2024 às 04h38

O anúncio do pacote bilionário de investimentos, que totalizam cerca de R$ 3,4 bilhões, feito pelo governador Ratinho Junior (PSD), foi um dos assuntos mais comentados da semana passada. No total, as obras no Litoral somam R$ 1,1 bilhão e devem ser licitadas ainda neste ano, com previsão de início até 2024. Entre as intervenções anunciadas, uma das mais aguardadas pela população da região é a duplicação da rodovia Matinhos – Praia de Leste (PR-412), que compreende os 14,5 km de extensão no trecho que vai do Canal de Matinhos até o entroncamento com a PR-407, em Pontal do Paraná.


MELHORIAS


Orçada em R$ 309 milhões, a reforma vai resolver um dos principais gargalos do trânsito no Litoral, principalmente no período de alta temporada do verão e compreende restauros em todo o trecho, implantação de um novo viaduto no trevo da Avenida Curitiba, readequação dos cruzamentos e implementação de vias marginais.

Com a engorda da Orla de Matinhos, começamos a colocar o Litoral como uma grande prioridade para receber recursos em infraestrutura. A duplicação entre Matinhos e Pontal do Paraná, com vias marginais e ciclovia e a pavimentação, aliadas às outras obras anunciadas nesse pacote, dão uma solução definitiva para o fluxo de trânsito da região, além de se juntarem às que estão em andamento e outras que iniciam em breve, como a Ponte de Guaratuba”, disse o governador Ratinho Junior, no anúncio ocorrido na terça-feira (7).


MAS E A JK?


Enquanto isso, a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Matinhos (PR-412), uma das principais vias da cidade, virou uma novela iniciada há mais de quatro anos. Ela foi contratada no final de 2018 e paralisada, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), para que a Prefeitura de Matinhos providenciasse as desapropriações.

A duplicação foi retomada em agosto de 2020 e está prevista para ser concluída ainda neste ano de 2023. O contrato tem o valor de R$ 34.576.476,16 (trinta e quatro milhões e quinhentos e setenta e seis mil e quatrocentos e setenta e seis reais e dezesseis centavos).

De acordo com o informado pelo DER, neste sábado (11), ao JB Litoral, os serviços estão concentrados na implantação do canal de concreto para macrodrenagem, aspecto mais avançado da construção, já tendo passado dos 60%; e na implantação de galeria celular, bueiros e demais dispositivos de drenagem, além da terraplenagem e pavimentação da nova pista, bem como, os serviços de implantação do passeio e ciclovia. Porém, apesar dos mais de três anos de serviços, está apenas 34% executada.

O andamento foi afetado, principalmente, pelo grande número de interferências urbanas de redes de água, esgoto e energia elétrica, que precisam ser remanejadas pelas concessionárias responsáveis; pela necessidade de adequação do projeto do canal no entroncamento da Av. JK com a Av. Paraná, para conectar ambos os dispositivos, sendo o canal da Av. Paraná parte das obras de Ampliação da Orla de Matinhos, iniciadas após o começo da obra do DER/PR; e por outros ajustes de projeto que foram verificados”, finalizou o DER/PR.

MAIS OBRAS DO PACOTÃO


Além das melhorias na PR-412, de Matinhos até Praia de Leste, outra intervenção no Litoral inclusa no pacote bilionário será a duplicação dos 12,8 km do trecho paranaense da mesma rodovia entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva. A ação contemplará avanços no entroncamento com a PR-808, que dá acesso a Itapoá. Um viaduto será implantado no balneário de Coroados e a ponte sobre o Rio da Praia será reforçada ou reconstruída. O investimento será de mais de R$ 100 milhões.

Ademais, outro anúncio envolve o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões. Ele terá adequação de vias municipais com implantação de novo pavimento, em padrão rodoviário, para atender o tráfego municipal, desafogando a PR-412.

E, por fim, o maior investimento, de R$ 592 milhões, ficou por conta da Portos do Paraná, no Moegão Ferroviário do Porto de Paranaguá. O governador confirmou a construção da nova moega ferroviária que vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao porto.