Neste fim de semana: 1º Festival Afrolip celebra a cultura afrodescendente no Litoral do Paraná


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/11/2023 às 11h23 Atualizado 19/02/2024 às 05h44

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Este final de semana, sábado (25) e domingo (26), se torna um marco histórico no litoral paranaense com a realização do 1º Festival Afrolip (Afrodescendentes do Litoral do Paraná), que promete ser um encontro enriquecedor, repleto de cultura, conscientização e celebração. O evento faz parte das festividades em comemoração aos 28 anos de Pontal do Paraná, e acontecerá no ginásio de esportes da Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho, localizada na Rua Corais, 935, no Balneário Shangri-lá, das 13 às 18 horas.

De acordo com a Prefeitura, esta é a primeira vez que a cultura afrodescendente ganha destaque no Litoral do Paraná. Idealizado no formato de feira, o festival contará com diversas atrações, incluindo apresentações de alunos das escolas municipais e estaduais, estandes com comidas típicas afro, serviços de tranças, exposição de artesanato, apresentações musicais, ações e promoção à saúde, e muito mais.

A iniciativa é promovida pelo Poder Municipal e, além de marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o festival visa incentivar a conscientização sobre o combate ao racismo, destacando o trabalho e as conquistas do Afrolip, um programa educacional criado para desconstruir o racismo estrutural.

A professora doutora Edicélia Maria dos Santos Souza, servidora pública da Secretaria de Educação de Pontal, e idealizadora do Afrolip, destaca a importância de reunir a comunidade para disseminar conhecimento, inclusive para aqueles que virão de outras cidades para prestigiar o evento. “A união da comunidade é essencial para disseminar conhecimento e fortalecer o combate ao racismo; é um convite não só à celebração, mas também à construção de laços solidários e conscientes“, afirma.

Empoderamento feminino

Além das atividades culturais, o festival receberá o grupo Empodera, que realizará um encontro de empreendedorismo feminino. Mulheres do grupo reservaram estandes para apresentar produtos, alimentação e artesanato, agregando ainda mais diversidade e empoderamento ao evento.

Inovação desde a educação infantil

Pontal do Paraná destaca-se como um dos primeiros municípios do Brasil a tratar a desconstrução do racismo e a inclusão nas escolas públicas desde a educação infantil. O Afrolip teve início com uma pesquisa sobre casos de racismo nas escolas municipais, culminando na implementação da metodologia pela Secretaria Municipal de Educação. A abordagem inclusiva é desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e na formação de docentes, tornando a cidade referência na mediação de conflitos e inclusão social nas escolas.

Homenagem e reconhecimento

O trabalho inovador de desconstrução do racismo em sala de aula recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná, por meio do deputado estadual Renato Freitas (PT), reconhecendo Pontal do Paraná como pioneiro nesse movimento. A professora Edicélia Maria dos Santos Souza mencionou que outras cidades expressaram interesse em conhecer o Afrolip, e possíveis parcerias com o Governo do Estado estão sendo estudadas.

Atualmente, o trabalho pedagógico é realizado em algumas escolas, como o Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano em Shangri-lá, o Colégio Estadual Cívico Militar Hélio Antônio de Souza em Praia de Leste e o Colégio Estadual Paulo Freire, também em Praia de Leste. A coordenação encoraja os estudantes a debater, denunciar e combater o racismo, abrindo canais para diálogo e conscientização.