No dia do aniversário de Morretes, chuvas alagam cidade e deixam desabrigados


Por Marinna Prota Publicado 01/11/2021 às 09h36 Atualizado 16/02/2024 às 17h53

As chuvas que atingiram a cidade de Morretes na noite de domingo (31) deixaram a cidade debaixo d’água. Com níveis de precipitação acima da média esperada, o município enfrentou uma situação dramática no dia em que completava 288 anos. Segundo a defesa civil, não houve registro de feridos, mas pelo menos três famílias ficaram desabrigadas e precisaram ser conduzidas aos abrigos da prefeitura.

Segundo a tenente Turra, do Corpo de Bombeiros, 11 pessoas foram atendidas pelas equipes. “Atendemos dez chamados, oito foram de auxílios por conta da chuva para famílias e pessoas e dois foram por conta de árvores caídas em vias públicas em Morretes. No entanto, nem todas as ocorrências foram atendidas pela corporação, algumas também receberam atendimento da Defesa Civil Municipal”, detalhou a bombeiro.

Segundo a Defesa Civil de Morretes, foram feitas várias remoções de famílias que precisaram se abrigar na residência de parentes. “Desabrigadas foram três famílias, mas desalojadas ainda não temos um número preciso”, informou o coordenador da Defesa Civil de Morretes, Diogo Bueno.

Segundo os registros do Simepar, em apenas 24 horas as chuvas atingiram metade do valor previsto para o mês de outubro. “Tivemos um domingo com bastante chuva no litoral do Paraná, com valor acumulado de 80 a 100 milímetros em média. A média histórica gira em torno de 200 a 240 milímetros. A tendência para esta segunda-feira (1) é que o tempo permaneça instável”, descreveu Samuel Brown, meteorologista do Simepar.