Nove bairros de Paranaguá receberão mutirão contra a dengue nesta segunda (6) e terça-feira (7)


Por Flávia Barros Publicado 06/11/2023 às 05h51 Atualizado 19/02/2024 às 03h57

Muita chuva e temperaturas altas formam a combinação perfeita para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Porém, para que o inseto se reproduza, é preciso um local com água parada, por menor que seja, como uma tampinha de garrafa. Para eliminar esses “berçários”, a Secretaria de Saúde de Paranaguá, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Obras, realiza nesta segunda (6) e terça-feira (7) um mutirão para retirada de entulhos em nove bairros da cidade: Colônia Santa Rita e Sítio Cruzeiro; Emboguaçu; Jardim Figueira; Jardim Iguaçu; Parque Agari; Jardim Samambaia; Vila do Povo e Vila Marinho.

Em contato com a população


Nesses dois dias, os agentes de endemias percorrerão os nove bairros para orientar os moradores sobre a remoção de criadouros e como evitá-los. A Secretaria de Meio Ambiente orientou anteriormente para que eles retirassem os entulhos no domingo, dia 5, ou na manhã do dia 6, para serem recolhidos, exceto materiais de construção.

A presença dos agentes de combate as endemias é frequente em toda a cidade, ao longo do ano inteiro, e essas ações vêm a somar como prevenção, pois vivemos com um clima propício à proliferação do Aedes aegypti. Reforçamos a importância dos moradores nesse combate sempre ficando atentos para evitar a presença de possíveis criadouros em suas residências, como em tampas de garrafa, calhas, vasos, pneus, potes, entre outros locais que possam acumular água”, disse ao JB Litoral a secretária de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Esta ação visa justamente eliminar criadouros para o mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. Orientamos que os moradores aproveitem o final de semana para verificar tudo que pode se tornar um criadouro e coloquem para fora para serem retirados nesses dois dias de ação“, completou Lígia.

Ação contínua


Segundo a administração municipal, outros bairros também receberão a ação e a população será informada antecipadamente das datas. Em paralelo, as medidas realizadas rotineiramente pelos agentes de combate as endemias continuarão sendo aplicadas com as visitas domiciliares, remoção de criadouros, levantamentos, estatísticas, palestras e outros serviços que ocorrem durante todo o ano.

Balanço no Litoral


Na última terça-feira, 31 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um novo informe epidemiológico sobre a situação da dengue em todo o Paraná e confirmou mais 450 casos. Desde o final de julho, já foram confirmados 2.212 casos da doença. Na última semana, cinco dos sete municípios do Litoral confirmaram casos de dengue: Antonina (14), Guaratuba (14), Matinhos (3), Paranaguá (178) e Pontal do Paraná (7). Desde o início do atual período epidemiológico, em 31 de julho deste ano, não foi registrado óbito em decorrência da dengue no Paraná.