Obras de duplicação na JK avançam e chegam em trechos que confundem moradores


Por Flávia Barros Publicado 25/04/2023 às 01h22 Atualizado 18/02/2024 às 09h54

Mesmo sendo um projeto amplamente estudado e tendo a obra de duplicação contratada há mais de quatro anos, a conclusão dos serviços na PR-412, ou a conhecida avenida JK, trecho urbano da rodovia que corta Matinhos, ainda deixa algumas dúvidas e vão precisar de “readequações” até chegar ao ponto final. A previsão segue sendo de conclusão ainda em 2023, mas ao longo da última semana, o JB Litoral recebeu alguns pedidos de leitores a respeito do estágio atual da obra, que parece desviar de grandes comércios do balneário Caiobá, a exemplo do Super Rede Atacadista e o Materiais de Construção Santa Mônica, ou que vai obrigar os estabelecimentos a recuarem seus prédios e, ainda assim, eles perderiam parte de seus acessos e estacionamentos.


PRESSÃO


O contrato tem valor de R$ 34.576.476,16 e vem sendo discutido em reuniões desde o mês passado, quando a Prefeitura cobrou mais celeridade, mas sem fornecer detalhes do projeto ao passar quase um mês do encontro entre a administração municipal e todos os órgãos envolvidos. A reportagem também fez novo contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) para sanar as dúvidas em relação ao traçado das pistas, mas o projeto não foi fornecido.


SEM ESTACIONAMENTO?


No entanto, o DER O DER/PR informou que a obra se estende até a rua Alvorada, “cerca de 800 metros do ponto indicado [Super Rede], com serviços de canalização do rio, duplicação, nova rotatória na altura da Rua Tomazina e restauração do pavimento da avenida. A empresa projetista está estudando a questão do supermercado e deve entregar um projeto específico nas próximas semanas, a partir das soluções apresentadas serão iniciadas as tratativas para a execução da obra neste trecho“, explicou o DER, por meio de sua assessoria de imprensa.


SILÊNCIO


O JB Litoral procurou os estabelecimentos para saber se eles foram ouvidos pelas equipes responsáveis pela duplicação da avenida JK e o que esperam que aconteça. Diversas tentativas foram realizadas, mas o Super Rede Atacadista não retornou nenhuma delas. Já o telefone divulgado nas páginas do Materiais de Construção Santa Mônica consta como inexistente.