Outubro Rosa na Pasa: orientação, descontração e comunhão entre colaboradoras marca o mês alusivo à conscientização contra o câncer de mama


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/10/2022 às 11h14 Atualizado 17/02/2024 às 20h14
Pasa Outubro Rosa

Na sexta-feira (21), a Pasa – Paraná Operações Portuárias – promoveu uma tarde alusiva ao Outubro Rosa para suas 35 colaboradoras. Na ocasião, uma médica falou sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, uma oficina de auto maquiagem foi oferecida, com brindes e um café da tarde.

O intuito é oferecer educação e orientação em relação ao câncer de mama, como prevenir e, mais, incentivar as mulheres a se cuidarem”, diz a médica do trabalho Lisiane Mariel Machiavelli.

Ela ressalta que eventos dessa natureza no ambiente de trabalho trazem informação, atenção maior para o autocuidado e, se necessário, a busca por ajuda profissional. “Os fatores de risco para o câncer de mama podem ser genéticos – que a pessoa não pode mudar, como idade, sexo feminino (mas 1% dos casos são em homens), histórico familiar – e outras questões como sedentarismo, alimentação etc.”, explica.

Pasa Outubro Rosa
A secretária Luci está há 15 anos na Pasa e conta que anualmente a empresa proporciona alguma atividade diferenciada na data. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A médica ainda destaca que o principal meio de descobrir o câncer de mama é através da observação, por isso o autocuidado tem sido tão difundido. “Elas precisam fazer o auto exame todos os meses, e a partir dos 50 anos fazer a consulta de rotina com ginecologista e mamografia. Porém, antes dos 50, pode ser feito o ultrassom de mamas buscando o diagnóstico precoce”, informa.

Segundo a secretária Luci Silva Dutka, há 15 anos na Pasa, anualmente a empresa promove esse tipo de atividade para as mulheres. “Essa conversa, disponibilizada todos os anos, é muito importante. Aqui temos um momento de comunhão entre todas as mulheres. Muitas vezes, esquecemos do autoexame, e essa é uma oportunidade para relembrarmos, além de ser um momento de descontração e informação”, comenta.



Única mulher na operação


Já a única mulher a trabalhar no setor operacional da Pasa, Sônia Aparecida da Silva, líder de equipe operacional há um ano e 10 meses, conta que a empresa é focada na saúde da mulher, e não apenas a física, mas também a mental.

Digo isso porque nunca enfrentei nenhum tipo de resistência por ser mulher, nenhum preconceito, tanto da diretoria quanto dos meus colegas de trabalho e isso reflete na saúde mental também. Em primeiro lugar, o destaque é da oportunidade que a empresa me deu, de ser a única mulher na operação”, começa.

Sônia é a única mulher da empresa na operação, ela é líder de equipe há um ano e fala sobre a importância do apoio da Pasa às mulheres. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Sobre o evento do Outubro Rosa, Sônia diz que se trata de um cuidado da empresa com as mulheres. “É importante trazer esse tipo de informação e descontração para o ambiente de trabalho porque, por termos uma vida corrida, acabamos não tendo tempo de se cuidar. A mulher já tem uma carga horária maior que a dos homens; é emprego, casa, filhos, então,
às vezes, falta esse cuidado e ter isso dentro do local de trabalho é uma forma de nos lembrar da importância do autocuidado
”, conclui.

Quem prepara todos os eventos e campanhas de saúde da Pasa é a enfermeira do trabalho Bárbara Kulik Alleman. Ela destaca que o Outubro Rosa é a campanha mais esperada do ano. “É a mais colorida, mais cheirosa, onde podemos ter um encontro de mulheres, falar abertamente, ter conversas francas, abertas, intimistas e compartilhar experiências de saúde não só delas, mas também de familiares”, diz.


O cuidado não é só em outubro, mas no ano inteiro


Apesar de serem a maioria na empresa – mais de 255 colaboradores –, os homens não entram na ‘salinha das mulheres’ durante o evento. Eles só auxiliam na preparação e logo saem. “Mas ficam todos super curiosos querendo saber o que acontece, querendo participar”, brinca Bárbara.

Ela conta que, felizmente, nenhuma funcionária da empresa foi diagnosticada com câncer de mama. Isso é motivo para haver ainda mais destaque sobre a importância do autoexame, autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce.

Mulher é um ser muito cuidadoso, cuidam da sua saúde, dos filhos, do marido, de toda a família. Na verdade, elas já sabem o que precisam fazer, nós só utilizamos essa data para dar um toque, relembrar. Porém, o cuidado com a saúde não é só no mês de outubro, é durante o ano inteiro”, comenta a enfermeira.

Bárbara destaca que o momento não se trata apenas de um café, entrega de brindes e decoração diferenciada, mas, sim, de um trabalho que é desenvolvido com todas elas. “É um momento de comunhão, de descontração. Temos oficina de auto maquiagem com as meninas da Mary Kay, o pessoal das farmácias Nissei, nossos parceiros, fazendo a entrega de brindes, palestra, nosso café. É uma oportunidade de estarmos todas juntas, reunidas, celebrando a vida”, finaliza.