Parlamentares da bancada federal do Paraná assinam moção de apoio à construção da Ponte de Guaratuba
Já se passou uma semana desde que o governo do estado se manifestou, no último dia 2, a respeito da decisão judicial assinada pela juíza federal Silvia Regina Palau Brollo, da 11ª Vara Federal de Curitiba. O documento suspende a licença prévia da construção da ponte expedida pelo Instituto Água e Terra (IAT), até que o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) seja aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com a situação judicial inalterada ao longo da última semana, deputados federais do Paraná assinaram uma moção apresentada pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR) em apoio à construção da Ponte de Guaratuba.
Somar esforços
O documento foi subscrito por 14 deputados da bancada paranaense. Segundo esclarece o texto da moção, a intenção é somar esforços ao Governo do Paraná para concretizar o projeto da ponte, que enfrenta diversos entraves.
“A construção da Ponte Guaratuba vem sendo discutida há cerca de 40 anos, como alternativa para ligar, por via terrestre, as cidades de Matinhos e Guaratuba. A ponte será um importante corredor logístico, sendo a melhor opção para os veículos que seguem do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para o porto de Paranaguá, com redução significativa da distância, eliminando a necessidade de subir a Serra do Mar pela BR-376 para depois descer a serra pela BR-277”, diz trecho do documento.
O deputado Tião Medeiros argumenta que a construção da Ponte de Guaratuba irá representar um novo estágio no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de empregos, renda e oportunidades de negócios.
“Sabemos da importância do cumprimento dos requisitos ambientais e demais itens legais, mas acreditamos que o Governo do Estado do Paraná vem cumprindo todas as formalidades legais necessárias para a consecução deste projeto transformador”, defende o parlamentar.
Sinduscon também se manifestou
Na sexta-feira (6), a paralisação da obra em decorrência da suspensão da licença prévia também foi comentada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR). De acordo com o presidente da entidade, Carlos Cade, o impasse deve ser resolvido com brevidade.
“Nosso governo tem se pautado em criar um desenvolvimento sustentável e acreditamos que essa obra atende ao conceito de sustentabilidade. Então, nossa entidade acha urgente que se resolva o mais rápido possível esse impasse, que acreditamos não ser muito complexo e de fácil desenrolar, para que essa obra saia o quanto antes”, diz Carlos, em declaração à imprensa.
Ainda segundo o presidente do Sinduscon-PR, a decisão da Justiça atrasa um dos projetos mais esperados do Paraná.
“É uma obra desejada há mais de 40 anos por toda a população do Paraná, principalmente da nossa região leste. Ela trará muito desenvolvimento para a região, sobretudo na área de turismo, em ser mais uma alternativa de rota para Santa Catarina, para o porto de Paranaguá e o turismo ao nosso Litoral“, completa.
O prazo é de 32 meses para sua conclusão, com previsão de entrega para outubro de 2025. A Ponte de Guaratuba está orçada em R$ 387 milhões.
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