Parque do Rio das Onças deve ter área 14 vezes maior do que o território atual, em Matinhos
O Parque Estadual do Rio da Onça (PERO), em Matinhos, deve ter sua área de proteção aumentada, de acordo com o Instituto Água e Terra (IAT). Uma consulta pública acontecerá no parque, nesta quinta-feira (10), às 19h, para decidir sobre o assunto.
A decisão de ampliá-lo – de 118 hectares para 1659 hectares – utiliza as diretrizes abordadas no plano de manejo, publicado em 2015, e que já abrange a anexação de quatro territórios pertencentes a secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).
Segundo as autoridades do IAT, a medida foi tomada com o objetivo de proteger a biodiversidade e os afluentes da região, que se encontram em risco pelo avanço da urbanização, aliado a poluição provocada pela ação humana.
“A ampliação irá assegurar à Unidade de Conservação (e o seu entorno) um papel estratégico dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pois incide sobre remanescentes ainda preservados da Floresta Ombrófila Densa paranaense”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.
Considerada uma Unidade de Conservação (UC) desde 1981, quando ainda era chamado de Parque Florestal do Rio da Onça, o local conta com uma estrutura onde os visitantes conhecem mais acerca do bioma da Mata Atlântica, a partir da educação ambiental.
O PERO fica aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 15h, na rua Argentina, n° 99.
Com informações AEN