PM apreende 18,6 t de fertilizantes ao abordar suspeito de tráfico de drogas em Paranaguá


Por Redação Publicado 13/09/2023 às 11h07 Atualizado 18/02/2024 às 23h17

Na noite de terça-feira (12), policiais militares fizeram a apreensão de mais de 18 toneladas de fertilizantes sem comprovação de origem, durante a abordagem de um suspeito de tráfico de drogas na cidade de Paranaguá. Na ação ainda houve a apreensão de uma arma de fogo, dinheiro e porções de maconha, crack e cocaína.

Segundo a ocorrência, tudo começou por volta das 20h30, durante diligências do Serviço de Inteligência do 9º Batalhão, referente a informações sobre o comércio de entorpecentes na Rua Áurea Pereira Martins, Jardim Iguaçu.

Em seguida, equipes das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) foram acionadas e nas diligências foi abordado Adriano Chaves de Noronha, de 29 anos, o qual já tinha sido preso por porte ilegal de arma de fogo e citado nas denúncias. Momentos antes, ele tinha sido visto buscando algo suspeito em uma residência e levando para um comércio de materiais recicláveis de sua propriedade, em frente ao imóvel.

Segundo a ocorrência, quando o rapaz percebeu a aproximação das equipes, dispensou algo no solo, sendo verificado que se tratava de um molho de chaves, o qual foi recolhida próximo de uma porção de maconha.

Na sequência, o rapaz ainda teria tentado reagir a abordagem, alegando que o molho de chaves não era seu, mas acabou dominado. Logo depois, ao ser utilizada uma das chaves apreendidas, os militares abriram o portão da casa e encontraram mais dois pedaços de maconha (51 gramas) em cima de uma mesa.

Ao lado do móvel os militares localizaram mais 26 pedras de crack (7,1 gramas) em embalagens plásticas e foi contabilizada a quantia de R$ 463,00. Em uma gaveta de estante, foi encontrado um pacote contendo embalagens tipo zip lock vazias e uma bucha de cocaína (3,9 gramas).

Em outra mesa, os policiais localizaram um revólver calibre .38, com seis munições e, logo depois, foi verificado, pela abertura de um  portão de ferro, que havia, junto ao imóvel, uma grande quantidade de sacas típicas as que são utilizadas em “vazadas”, delito em que os autores recolhem os produtos despejados na via por veículos que tem as bicas abertas pelos criminosos.

Na continuidade das diligências, foi constatado que havia um caminhão no local e que o condutor, ao ser abordado, alegou que estava aguardando o carregamento da carga, por alguns indivíduos que fugiram na chegada dos militares.

Em suas declarações, o motorista disse que não sabia sobre a procedência do fertilizante e que tinha sido apenas contratado para fazer o translado do produto até uma transportadora. Ao ser feita a pesagem de toda a carga, foi totalizada a quantia de 18,640 toneladas.

Diante dos fatos Adriano recebeu voz de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, desobediência, resistência e receptação, sendo encaminhado ao plantão da Delegacia Cidadã para a elaboração do flagrante.

O motorista e outro rapaz acabaram qualificados como testemunhas da ação policial.