Polícia Ambiental prende suspeitos de extração ilegal de palmito no Parque Guaricana


Por Redação Publicado 09/03/2022 às 13h00 Atualizado 17/02/2024 às 03h20

Policiais militares das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) prenderam dois homens por extração ilegal de palmito na segunda-feira, 7. A ação ocorreu durante uma fiscalização no Parque Nacional Guaricana, na região do município de Guaratuba.

Os policias militares estavam em patrulhamento pelo parque, para apurar informações sobre crime ambiental, quando avistaram os dois homens transportando cerca de 940 hastes de palmito Jussara (Euterpe edulis), além de 60 kg de palmito beneficiado.

Em razão a espécie de palmito ser uma planta ameaçada de extinção, os suspeitos acabaram recebendo voz de prisão e, em seguida, foram encaminhados até a sede da Polícia Federal, na cidade de Paranaguá, para que fossem tomadas as providências necessárias.

Na atividade, os policiais ainda fizeram apreensão de uma caminhonete e foram elaborados dois autos de infração ambiental no valor de R$ 900;000,00.

PARQUE

O Parque Nacional Guaricana, que fica entre as rodovias BRs 277 e 376, nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes e Guaratuba, tem uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica bem preservada do País. Ao todo são 45 mil hectares na Serra do Mar e somente são permitidas atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo monitorado.