Pontal do Paraná sedia a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Enduro Equestre


Por Redação Publicado 28/08/2023 às 10h32 Atualizado 18/02/2024 às 21h33

As areias das praias entre os balneários Barrancos, Pontal do Sul e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, abrigaram a primeira pista à beira mar do Brasil para a disputa da 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre, realizada no último sábado (26).

A cidade também sediou a segunda etapa, disputada em Barrancos, no dia 15 de julho. O evento qualificou Pontal para se tornar o único circuito de Enduro Equestre ativo no Brasil até o momento.

De acordo com o diretor de Enduro Equestre da Confederação Brasileira de Hipismo, Marcelo Ulsenheimer, até a cidade sediar a segunda etapa, a única competição de Enduro Equestre na praia em todo o mundo era a realizada na Riviera Francesa.

Com o sucesso das realizações, Pontal deve ser incluída definitivamente no calendário esportivo da Federação Paranaense de Hipismo.

Nesta 3ª etapa, 38 atletas concluíram a prova, três foram eliminados e dois retirados. As categorias disputadas foram: Endurinho 1; Iniciante Mirim; Iniciante Jovem; Iniciante Adulto; Aberta Mirim; Aberta Jovem; Aberta Adulto; Graduado Mirim; Graduado Jovem; Graduado Adulto; e Curta Adulto.

A próxima etapa acontecerá em Palmeira, no dia 10 de novembro. As inscrições ainda não estão abertas.

Como funciona o campeonato

A modalidade consiste em disputas a cavalo em percursos de regularidade de 20 km e 40 km, além de provas de velocidade livre de 60 km e 80 km.

Nas disputas de regularidade, a velocidade geralmente é mantida entre 8 e 12 km/h e vence o cavaleiro com melhor tempo e cavalo com menor batimento cardíaco. Já nas provas de velocidade, vence quem chegar primeiro, mas o cavalo deve ter frequência cardíaca abaixo de 64 bpm.

Todos os cavalos passam por exames antes, durante e após a prova. Podem participar cavalos de todas as raças (puros ou mestiços). A idade mínima do animal é de quatro anos. Para o cavaleiro, não há limite de idade, e é comum ver famílias que viajam para competir juntas.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná