Pontal do Paraná tem novo morador; “gigante” mede 10 metros e chama a atenção


Por Flávia Barros Publicado 23/12/2022 às 21h50 Atualizado 18/02/2024 às 00h41

Cinco anos depois da inauguração da escultura do caranguejo de Paranaguá, o Litoral ganhou a segunda obra do Guilherme Ferreira, o Índio Artesão. Maior do que o “irmão” parnanguara, que mede 7,5 m de pata a pata e 2 m de altura, o caranguejão pontalense foi entregue oficialmente no final da tarde desta sexta-feira (23), com 10m de largura e 2,75 m de altura.

FESTEJADO

A escultura fica na praça central do Balneário Shangri-lá e foi inaugurada com cerimônia conduzida pelo prefeito da cidade, Rudão Gimenes. Juntamente com o secretário de Turismo, Gilberto Kersele, o presidente da Colônia de Pescadores Z5, Rubens Marcelino da Veiga, e o Vereador Juvanete, representando os vereadores do município e o Conselho Municipal de Turismo, o prefeito entregou a escultura para a população.
O caranguejo gigante vem para somar e ser mais um atrativo turístico em nossa cidade, nesse sentido merece o cuidado de todos“, disse Rudão.


SEGUNDO NO LITORAL

A arte inspirada no Caranguejo Uçá, típico da região, foi esculpida em concreto armado pelo artista plástico conhecido como Índio Artesão”. Nascido em Nísia Floresta (RN), Índio já produziu mais de 3 mil trabalhos, de todos os tamanhos, que estão espalhados pelo país. Além de Paranaguá e, agora Pontal do Paraná, o local mais próximo a ter o caranguejo gigante esculpido pelo artista é Itapoá (SC).