População participa de reunião sobre obras da ponte de Porto de Cima e da Graciosa, em Morretes


Por Luiza Rampelotti Publicado 25/05/2023 às 17h45 Atualizado 18/02/2024 às 12h14

Nesta quinta-feira (25), a comunidade de Morretes teve a oportunidade de debater sobre obras de infraestrutura que acontecem na região, a exemplo da reforma da ponte de Porto de Cima e da recuperação emergencial da Estrada da Graciosa, diretamente com autoridades locais e estaduais. O prefeito Sebastião Brindarolli Junior (PSD), o senador Flávio Arns (PSB), o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD), e o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Daniel Hatiro Fujiwara, responderam aos questionamentos da população que compareceu à audiência pública, feita no salão da Assistência Social.

O JB Litoral também esteve presente na reunião e faz um resumo sobre os principais tópicos discutidos e deliberações realizadas.

Ponte do Porto de Cima

Em outubro do ano passado, a ponte metálica de Porto de Cima começou a ser reformada. No entanto, em determinado ponto, com mais de 50% da obra concluída, ela foi paralisada por conta da solicitação dos moradores e autoridades locais para que a estrutura não ficasse interditada devido à temporada de verão.

Agora, com o fim da temporada e faltando apenas a instalação do novo tabuleiro para conclusão, a interdição total do trânsito de veículos está programada para iniciar no próximo dia 12 de junho, com previsão de 60 dias de paralisação. O serviço é fundamental, uma vez que a estrutura da ponte foi condenada por técnicos especialistas e traz riscos à segurança dos transeuntes.    

Contudo, diferentemente do acordado anteriormente, em audiência pública, na qual os moradores destacaram a necessidade de uma alternativa para o trânsito e o Governo do Estado se comprometeu a buscar a solução, desta vez, a resposta foi de que o Exército, que detém a expertise para a realização de pontes móveis (o que serviria como uma opção), negou a solicitação.

Morador Orlei Porcides questionou a interrupção do trânsito na ponte. Foto: JB Litoral

O morador de Porto de Cima, Orlei Porcides, fez questão de demonstrar sua insatisfação com a notícia da interdição do trânsito. “Não estamos de acordo em ficar 60 dias sem tráfego e nenhuma alternativa, é muito tempo. Nós produtores, empresários da área do turismo, precisamos de movimento e necessitamos que seja providenciada uma opção. Naquela região temos vários agricultores que vão para o Ceasa de madrugada, muitas crianças, então há emergências com hospital, precisamos daquela passagem, pois a outra rota é muito distante”, comentou.

Nova ponte

Em resposta, o secretário Sandro Alex se comprometeu a, novamente, solicitar, junto ao senador Flávio Arns e ao prefeito Brindarolli, que o Exército monte uma ponte móvel sobre o Rio Nhundiaquara enquanto a obra é realizada. “Se houver 1% de chance, nós iremos tentar”, disse.

Ele ainda destacou que o objetivo do governo estadual é realizar as obras causando o menor impacto possível. “Sabemos que a população precisa da ponte, de investimentos, mas nós também precisamos dar segurança e ampliar a capacidade”, afirmou.

De acordo com Sandro Alex, o DER está trabalhando para a construção de uma nova ponte metálica, ao lado da atual. “É uma réplica com o intuito de garantir maior mobilidade”, adiantou.

O engenheiro do DER, Daniel Fujiwara, explicou sobre a nova ponte. De acordo com ele, a ideia ainda está em fase inicial de estudos.

Reforma de ponte metálica em Morretes já tem mais de 50% de execução. Foto: DER

Ali é uma ponte de pista simples, então passa um veículo por vez. O DER está iniciando a fase de elaboração de projetos para viabilizar a construção de uma ponte paralela à existente, o que seria a situação ideal, porque então teremos o tráfego nos dois sentidos e, em uma eventual manutenção, sempre haverá uma ponte operando”, esclareceu.

Estrada da Graciosa

Sobre a Estrada da Graciosa (PR-410), que vem enfrentando problemas desde o final do ano passado, por conta das chuvas que causaram inúmeros deslizamentos, Sandro Alex ressaltou que as obras devem continuar até setembro, com as atuais operações pare e siga em quilômetros específicos, o que garante que a rodovia não seja completamente interditada. De acordo com ele, a demora no andamento dos trabalhos se dá devido às “dificuldades em trechos onde é necessário manter a originalidade da estrada”, bem como às condições climáticas no local.

Daniel Fujiwara também esclareceu sobre a situação da Graciosa. Segundo ele, a estrada, de responsabilidade do DER, tem particularidades que dificultam o trabalho. “Uma situação que conseguimos observar nessa época mais chuvosa é que existe um microclima na serra onde, bem nos locais em que aconteceram os deslizamentos, há uma incidência maior de chuvas do que em locais de coletas oficiais em Morretes ou nas proximidades. Quase todo dia em algum momento chove e, como estamos trabalhando com serviço de aquaplanagem, o solo encharcado prejudica muito o andamento do serviço, e tivemos várias situações de retrabalho”, informou.

Engenheiro do DER, Daniel Fujiwara, esclareceu à população sobre as obras realizadas na cidade. Foto: JB Litoral

Recentemente, devido à estiagem, o trabalho pôde avançar consideravelmente, conta Daniel. “Temos cinco frentes de trabalho ao mesmo tempo, do km 7 ao 8 e do km 11 ao 12, e mais de 100 trabalhadores. Destas frentes, três são ininterruptas, com o intuito de aproveitar essa trégua do clima e agilizar ao máximo”, disse.

Manutenção da Graciosa

O morador Maurício Tavares, vice-presidente do Conselho de Segurança de Morretes e residente em Porto de Cima, questionou a respeito da manutenção da Estrada da Graciosa. “A manutenção é péssima, não há uma prevenção. É um ponto turístico, histórico, e ninguém cuida”, lamentou.

Diante da crítica, Sandro Alex revelou que o governo estadual está buscando, por meios legais, autorizações para a realização de uma licitação para manutenção da PR-410. “Há uma empresa que, atualmente, realiza a manutenção da estrada, além dessas obras emergenciais; mas essa manutenção é realizada como se a Graciosa fosse uma rodovia comum, e ela não é. Então, agora, com autorização do Tribunal de Contas e do Ministério Público, estamos fazendo um contrato especial, elencando as especificidades, pois essa estrada precisa de mais pessoas especializadas do que uma outra estrada comum; ela tem 150 anos e tem que ter um cuidado e zelo diferenciado”, comentou.

Audiência pública

A audiência pública desta quinta-feira foi convocada pelo senador Flávio Arns, que destacou a importância da conversa com a população. “São temas muito importantes para a comunidade de Morretes, que vem sofrendo ao longo dos últimos meses pela dificuldade de acesso ao município. Precisamos ter clareza e total transparência sobre o andamento das obras que são extremamente necessárias e urgentes”, disse.

O prefeito Brindarolli está confiante na execução das obras em questão. Foto: JB Litoral

O prefeito Brindarolli Junior também falou sobre o encontro. “Reunimos as principais autoridades para buscar a melhor solução sobre a reforma da ponte metálica do Porto de Cima e o futuro da Estrada da Graciosa. A população presente ouviu do nosso senador Flávio Arns e do nosso deputado Sandro Alex, hoje secretário estadual de Infraestrutura, de que não medirão esforços ou investimentos do governo estadual nas melhores ações possíveis para a reforma da ponte centenária, com o menor impacto possível aos nossos moradores e visitantes. Senado, Governo, Câmara, Prefeitura e população morretense, juntos, em uma só direção, buscando o desenvolvimento do município, sem prejuízos a ninguém, nem ao nosso povo e nem aos que aqui nos visitam”, concluiu.