População pode contribuir para melhorias no serviço de ferry boat, sugere Agepar


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/02/2020 às 11h46 Atualizado 15/02/2024 às 08h16

Desde o início de fevereiro até o dia 04 de março, os moradores de Guaratuba e usuários da travessia da balsa podem enviar contribuições à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados da Infraestrutura do Paraná (Agepar), para auxiliar na regulamentação do serviço. A consulta pública tem o objetivo de permitir que a população colabore para a Minuta do Regulamento da Travessia da Baía da cidade. Os interessados devem encaminhar as sugestões no site da agência: https://bit.ly/2S504AX.

Esta consulta visa à regulamentação, em âmbito estadual, da concessão do serviço público de transporte aquaviário de veículos e passageiros, na travessia da Baía, ligando à rodovia PR-412”, explica a Agepar.

O Diretor-presidente da empresa pública, Omar Akel, afirma que essa é uma ótima oportunidade para que os usuários do ferry boat colaborem para o aprimoramento do serviço. Além disso, ele informa que, na segunda quinzena de março, a Agência deverá realizar audiências públicas para debater o assunto com a população.

Para participar, a pessoa física ou jurídica precisa se identificar, não podendo enviar contribuições anônimas. A análise das sugestões será realizada em conjunto, ou seja, não haverá resposta individualizada ao participante. O conteúdo enviado deverá indicar, com clareza, a contribuição e a respectiva justificativa; nome do proponente; e-mail; endereço; telefone para contato; além de eventuais informações sobre órgãos, entidades ou empresas que represente.

Licitação em breve

Segundo o Governo do Estado, em breve deverá ser lançada a licitação para o serviço de ferry boat, com prazo de validade de dez anos, obedecendo às novas regras estabelecidas no regulamento, que será feito com base na contribuição da população. Atualmente, a contratada para realizar a travessia é a empresa F.Andreis, que terá o contrato expirado em abril.

O acordo de exploração do ferry boat já havia vencido em abril do ano passado, mas foi prorrogado por mais um ano para dar tempo à nova gestão, a qual assumiu o governo em janeiro, que licitasse o serviço. A respeito de uma nova prorrogação, o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) informa que “esta possibilidade ainda está sob análise”.