Por segurança, Defesa Civil interdita casa atingida durante desabamento de obra
Após o desabamento ocorrido no final da manhã deste sábado (30), que vitimou um trabalhador de 44 anos, em uma obra localizada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no bairro Parque Agari, a Defesa Civil evacuou e orientou o fechamento de uma distribuidora e de uma residência vizinhas ao acidente.
- Homem morre após estrutura de pré-moldado desabar em Paranaguá
- Decisão judicial suspende ação do GAECO contra responsáveis pela obra da orla de Matinhos
- Situação da passagem de nível de Morretes segue sem solução
Segundo o relatório disponibilizado pelo Sargento João Carlos Secretário de Segurança e Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram observados danos em ambos os lados do canteiro de obras. “Em um dos lados uma choperia e distribuidora de bebidas que naquele momento não estava em atendimento ao público, foi atingida por uma estrutura pré-moldada”, explicou.
No local havia apenas um funcionário que apesar do susto não sofreu ferimentos, mas após a estrutura desabar, foi registrado danos na cobertura. Com o impacto, o estoque de bebidas que estava fixada na parede foram ao chão. Já no outro lado, uma outra estrutura também caiu, desta vez sobre uma casa ocupada por três pessoas, a viga ficou suspensa sobre a parede, nos fundos do imóvel.
Durante a avaliação o órgão de estado detectou trincas e rachaduras na residência. “Percebemos na casa rachaduras e trincas que foram causados pelo impacto e pelo peso da peça deitada sobre uma das paredes do imóvel”, diz a nota da Defesa Civil. Os moradores foram orientados a passar os dias na casa de familiares, por questão se segurança até que a estrutura pré-moldada seja retirada da posição sobre a parede.
Remoção dos escombros
De acordo com o boletim, os responsáveis pela empresa estiveram no local e acompanharam o trabalho, informando que o engenheiro da empresa viria até final da tarde deste sábado (30) para uma avaliação preliminar e retornariam no dia seguinte para conduzir a ação de remoção dos escombros, porém essa atitude está condicionada ao acesso da contratação do serviço de maquinário, mas que talvez teriam dificuldade já que amanhã será um domingo.
O local foi sinalizado, os serviços iniciais estão sendo conduzidos e a área deve continuar isolado para retomada dos serviços amanhã (31). A defesa civil municipal por meio do seu setor técnico de engenharia estará junto à direção da empresa e corpo de bombeiros, verificando a condução dos serviços.