Prefeitura de Guaraqueçaba muda decreto e deve liberar comércios sem restrições de horário


Por Redação Publicado 12/04/2021 às 18h04 Atualizado 15/02/2024 às 23h06
guaraqueçaba

Por Marinna Protasiewytch

A prefeitura de Guaraqueçaba anunciou na tarde desta segunda-feira (12) as novas medidas que devem ser adotadas através do decreto municipal de prevenção à Covid-19 e decidiu liberar todas as atividades na cidade e restringir apenas a capacidade de funcionamento. Porém, estes novos termos só começam a valer após a publicação em diário oficial.

Conforme divulgado pela assessoria de imprensa, o novo decreto 71/2021, que ainda será publicado, permite que “todas as atividades comerciais estão abertas sem restrição de horário pelo município, devendo seguir o decreto do estado 7.230 até dia 15 de abril”.

Sendo assim, como o toque de recolher é previsto pelo governo estadual, fica mantida a exigência de que a circulação de pessoas não essenciais ocorra entre as 5h e as 20h. No entanto, as medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool gel continuam sendo obrigatórias.

Atividades liberadas

Após realizar uma testagem em massa, com testes rápidos doados à prefeitura de Guaraqueçaba, o município decretou o fim das barreiras sanitárias. Além disso, parques, praças, rios e riachos estão liberados.

Limitações

sem restrições de horário impostos pelo município, os empresários terão que cumprir a determinação de lotação máxima. veja abaixo como ficou cada operação:

  • barco de linha: liberado diariamente com 50% da capacidade
  • táxis náuticos: liberado diariamente com 70% da capacidade
  • hotéis e pousadas: liberado diariamente com 50% da capacidade
  • comércio não essencial: liberado sem restrição com 50% da ocupação
  • comércio essencial: liberado sem restrição de horário com ocupação de 50% (obrigatória aferição de temperatura na entrada)

Cultos religiosos

Igrejas e templos estão liberados através do decreto estadual e estão liberadas com limitação de 30% da capacidade máxima.