Prefeitura de Matinhos pretende gastar mais de R$ 2.8 milhões em materiais de limpeza


Por Luiza Rampelotti Publicado 03/09/2022 às 15h21 Atualizado 17/02/2024 às 16h30
A compra atenderá a todas as secretarias e demais órgãos municipais. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A Prefeitura de Matinhos pretende gastar mais de R$ 2.8 milhões em materiais de limpeza, higiene pessoal e descartáveis em atendimento a 12 órgãos do Município, incluindo as secretarias. O procedimento licitatório nº 089/2022 prevê que as empresas interessadas possam enviar as propostas até o dia 6 de setembro, às 8h30. O início da sessão de lances acontece na mesma data, às 9h.

Para o processo, está prevista a aquisição de 150 itens, com quantidades unitárias diferenciadas, que vão desde água sanitária de 5 litros (4.250 unidades, que poderão custar até R$ 53.6 mil), álcool em gel (2.710 unidades, até R$ 25 mil), amaciante de roupas (879 unidades, por até R$ 8.9 mil), copo descartável (16.535 pacotes com 100 unidades cada, por R$ 102 mil), escova para limpeza de vaso sanitário (576 unidades, por até R$ 6 mil), aparelho de barbear descartável (1.180 unidades por R$ 6.4 mil), protetor solar (2.088 unidades, por R$ 85 mil) e papel higiênico (7.560 fardos com 16 unidades cada, por R$ 165.8 mil).

Além dos itens citados, existem diversos outros, como baldes; bacias; cera líquida; cestos para lixo; shampoo e condicionador para bebês; corda de varal; desengordurante; desinfetante; pastilha adesiva para vaso sanitário; detergente; saboneteiras; escovas para lavar roupa; esponjas; grampo; guardanapo; inseticidas para formiga, barata e rato; absorvente feminino; fraldas descartáveis; desodorante; sacos plásticos e vários outros produtos.

Justificativa


A previsão de compra é de um alto quantitativo de cada produto, porém, o edital especifica que a Prefeitura não fica obrigada a adquirir as quantidades dispostas no documento, devendo apenas comprar os materiais de acordo com as suas necessidades. Sendo assim, aqueles que não forem adquiridos imediatamente ficam registrados em ata para suprir qualquer eventualidade.

Questionada a respeito do valor milionário da contratação, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que o processo licitatório é essencial, uma vez que “a atual administração vem se comprometendo a dar condições de atendimento aos cidadãos que por aqui habitam ou estão em passagem”.

Ao usar um serviço desta municipalidade, a população vai encontrar, na maioria das vezes, um atendimento humano, na qual vai estar alocado em um ambiente físico e assim necessariamente limpo. Primordial à ação pública em questões sanitárias e principalmente contribuir para um ambiente mais saudável, limpo e higienizado”, conclui.

Secretarias e equipamentos públicos serão contemplados


Segundo o edital, cada órgão solicitou seus próprios produtos e apresentou sua justificativa para a compra. Por exemplo, a secretaria de Administração informou que necessita repor o estoque do almoxarifado com a finalidade de suprir as necessidades das dependências das secretarias municipais, proporcionando a continuidade e ampliação da prestação de serviços públicos.

Já a secretaria de Assistência Social destacou a necessidade de garantir a higiene nas dependências e nos equipamentos sociais, para promover a salubridade dos funcionários, dos abrigados, acolhidos e dos locais públicos. “Nesse mesmo contexto, solicitamos produtos básicos de higiene pessoal, alguns tipos descartáveis, pois realizamos serviços assistenciais de básica, média e alta complexidade. O aumento de alguns itens faz-se necessário principalmente em função da abertura do Centro Comunitário Profissionalizante, o qual sua execução e manutenção ficará a cargo desta secretaria”, diz.

A secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico também será contemplada com a compra. Para este ano, o órgão aumentou a quantidade de itens solicitados, considerando que a pasta mantém a rodoviária, agência do trabalhador, posto do INSS, escritório de compras públicas, sala do empreendedor, dois postos dos correios e o Detran, os quais informa que estão com fornecimento a mais, além dos eventos que a pasta organiza.

Materiais para a Saúde e Educação


A secretaria de Saúde explica que os materiais de limpeza, higiene pessoal e descartáveis solicitados visam atender as demandas da pasta, bem como do Centro de Especialidades, Hospital Maternidade Navegantes e das Unidades Básicas de Saúde. “As fraldas descartáveis visam atender aos pacientes idosos, acamados ou com necessidades especiais cadastrados no programa de fornecimento de insumos hospitalares para uso domiciliar e dispensação de fraldas. Já uma parte dos copos descartáveis serão utilizados no Programa Saúde na Escola, que irá contemplar cerca de 3 mil alunos”, informa.  

Outros órgãos que também serão beneficiados com a aquisição dos produtos serão a secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e seus equipamentos – cemitério, capela, Mercado do Peixe, banheiros públicos da orla; secretaria de Finanças; secretaria de Educação e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), escolas municipais, Casa da Cultura, Biblioteca etc.; Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (FUNREBO); secretaria de Obras; gabinete do prefeito; secretaria de Defesa Social e procuradoria geral.