Prefeitura de Morretes decreta estado de emergência e pede doações


Por Marinna Prota Publicado 01/11/2021 às 09h56 Atualizado 16/02/2024 às 17h54

A prefeitura de Morretes decretou estado de emergência na cidade nesta segunda-feira (1), após as fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas. Segundo o documento, a decisão considerou às enchentes nos rios Nhundiaquara, Catira, São João, Marumbi, do Pinto, Cascatinha e Sagrado, além dos seus afluentes que ultrapassaram os limites pluviais, provocando inundações nas regiões cortadas pelos rios. A situação de emergência foi adotada pelos próximos 30 dias.

A secretaria de Obras ainda não conseguiu realizar o levantamento total de danos causados pela força das águas, já que os níveis ainda continuam acima do normal no município. De acordo com a Defesa Civil de Morretes três famílias foram desalojadas e 60 pessoas ficaram desabrigadas na cidade devido as condições e cheias nos rios.

“A Defesa Civil está acompanhando a situação junto com o Corpo de Bombeiros. Quero aproveitar e deixar o telefone (41) 3462-3673 para aquelas pessoas que se encontram em situação de risco e precisam entrar em contato com a Defesa Civil. Além disso, neste momento, iniciamos uma arrecadação de alimentos, produtos de higiene pessoal e água potável. Quem deseja contribuir pode entrar em contato por este mesmo telefone da Defesa Civil, nós podemos nos deslocar e buscar essa doação”, pediu o secretário de Assistência Social, Alexandre Rocha.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as cidades onde possui estação meteorológica foram observados volumes significativos durante o domingo (31), como em Antonina 99,8 mm, Guaraqueçaba 93,6mm e Guaratuba que registrou 81,6 mm.