Presidente da FETRANSPAR fala sobre indicativo de greve dos caminhoneiros
O presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), Coronel Sérgio Malucelli, concedeu entrevista ao JB Litoral sobre a situação do transporte no litoral do Paraná. Recentemente, entidades ligadas aos transportadores autônomos indicaram que uma possível paralisação pode ocorrer no dia 1 de novembro.
“Quero ressaltar que o empresário de transporte não pode fazer nenhum movimento de paralisação. Portanto, a Federação das Empresas de Transporte do Paraná não compactua com este tipo de procedimento. Existe algum desconforto, muito grande entre os autônomos, que são aqueles que estão incentivando isso”, disse o presidente da entidade.
Ele pontuou que todos estão sofrendo com os problemas oriundos da crise econômica e das altas nos preços do combustível, que têm ocorrido mais de uma vez por mês. “O preço do combustível incide em quase 42% da composição do custo operacional do transporte. Nós estamos combatendo de forma intensiva esta política de aumento do combustível, não apenas do diesel, mas da própria gasolina. No entanto, no caso do transporte de cargas, você não consegue repassar esse aumento, pois não pode a cada 15 dias realinhar seu contrato com o embarcador. Então essa defasagem vai aumentando”, explicou Malucelli.
Sendo assim, o representante dos empresários do transporte cobra os governos federais e estaduais para que tomem medidas quanto ao preço dos combustíveis e também em razão das políticas públicas envolvendo o setor.