Primeiro “Mutirão Zerando Fila” atendeu 415 pacientes em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 04/12/2023 às 09h36 Atualizado 19/02/2024 às 06h31
A equipe de Saúde entrou em contato com 600 pacientes e programou o serviço com base na disponibilidade deles. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral

No último final de semana, sábado (2) e domingo (3), o “Mutirão Zerando Fila”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp), atendeu 415 pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Iguaçu, Santos Dumont e Leblon na Estação Ferroviária da cidade. O prefeito Marcelo Roque (PSD), acompanhado da secretária de Governo e diretora interina da Fasp, Luciana Costa, participou da estreia da ação.

Ao JB Litoral, o prefeito destacou a satisfação em agilizar os atendimentos das unidades, falou sobre a experiência das equipes, que atuaram na Estação durante a pandemia de Covid-19, e agradeceu aos profissionais da saúde pela dedicação. “Nosso objetivo é zerar as filas de consulta nas unidades de saúde. Para isso, neste final de semana, estamos focando nossos esforços nos postos do Leblon, Santos Dumont e Jardim do Iguaçu, onde a demanda reprimida é mais significativa”, explicou.

Marcelo ainda acrescentou que a iniciativa deve continuar pelos próximos finais de semana e que, para além da otimização do atendimento, o mutirão pretende incentivar que mais pessoas busquem as UBS’s e recorram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) somente em casos de emergência. “É crucial conscientizar a população sobre o uso adequado dos serviços de saúde. A UPA é destinada a casos graves de urgência e emergência, não para consultas que podem ser realizadas nos postos”, disse.

Essa ação conjunta está contribuindo para reduzir significativamente a demanda das unidades. Estamos zerando as demandas acumuladas dos últimos quatro meses. E essa não é apenas uma ação pontua, pretendemos estender para outros postos, conforme divulgado em nossas redes sociais. Em 2024, nossa meta é não ter filas nas UBS’s”, salientou o prefeito.

Como funciona o atendimento

No último final de semana, as consultas foram exclusivas para as UBS’s do Jardim Iguaçu, Santos Dumont e Leblon, que possuíam a maior fila de espera. A equipe de Saúde entrou em contato com 600 pacientes que tinham consultas agendadas e programou o serviço com base na disponibilidade deles, entre às 8h e às 20h.

A secretária de Governo e diretora interina da Fasp, Luciana Costa, conta que a adesão foi muito positiva, e que a equipe trabalhou arduamente durante a semana para montar toda a estrutura e entrar em contato com os pacientes para agendar as consultas médicas.

“As consultas foram feitas com horário marcado, o que reduziu significativamente o tempo de espera e evitou aglomerações. As pessoas que chegavam eram atendidas rapidamente, e esse modelo será mantido não só hoje, mas também nos próximos finais de semana”, afirmou Luciana.

Agilidade do atendimento

Malcom da Costa Martins foi um dos beneficiados pelo mutirão. Paciente da UBS do Leblon, ele marcou uma consulta de rotina há duas semanas e seria atendido apenas no dia 20 de dezembro. Porém, graças à iniciativa, ele passou pela triagem, recebeu encaminhamento para os exames e em menos de 1h já estava pronto para voltar para casa.

Foi muito rápido, em minutos fui atendido pelo clínico geral. Ele encaminhou alguns exames e eu fiquei para aferir novamente a pressão que estava alta”, disse. “Achei bem legal essa ação de chamar o pessoal para cá, adiantou minha consulta em 15 dias e eu fiquei muito satisfeito”, concluiu Malcom.