Professora de Paranaguá foi a única selecionada do Litoral para intercâmbio no Canadá


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/04/2023 às 16h53 Atualizado 18/02/2024 às 10h06

O Litoral, em especial Paranaguá, terá uma representante da Educação Pública no Canadá. A professora de Artes do Colégio Estadual Porto Seguro, Renata de Souza Teixeira Xavier, foi uma das selecionadas para o programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, e deve embarcar em setembro para a América do Norte.

O programa voltado aos professores e pedagogos da rede estadual de ensino levará 96 profissionais da educação para o Canadá e Finlândia, onde terão uma experiência de quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior, gratuitamente. As inscrições puderam ser feitas até o dia 26 de fevereiro e o resultado dos selecionados foi divulgado em 14 de abril.

Na terça-feira (25), a professora Renata foi homenageada pela diretoria e alunos do Colégio Porto Seguro. Durante o evento, ela conversou com o JB Litoral sobre a expectativa para a experiência internacional.

A professora se inscreveu no Ganhando o Mundo assim que ficou sabendo que o edital havia sido divulgado, em janeiro. “Eu fiquei bem empolgada e me inscrevi, mas não tinha muitas aspirações, afinal, era o Paraná todo concorrendo”, conta.

Embarque em setembro

Ela foi bem nas duas fases da seleção – a primeira, comprovação da experiência no Formadores em Ação; e a segunda, prova didática. A prova consistia na entrega de um plano de ação e de um vídeo, ambos abordando uma situação-problema do ambienta escolar e uma proposta de solução, dentro de um dos temas propostos no edital.

O tema que escolhi foi metodologias ativas e fui bem tanto na prova didática quanto na pontuação da experiência no Formadores em Ação, porque sou professora formadora desde 2021. Depois, fiz a prova de proficiência, que foi o que determinou que irei para o Canadá, pois na Finlândia o curso será ministrado em Inglês”, diz.

A diretora Leila, a professora Renata e o vice-diretor Renan Liporini. Foto: Divulgação

Renata receberá um curso sobre metodologias ativas para trabalhar na aprendizagem ativa com os estudantes. Depois, de volta ao Brasil, terá mais quatro semanas de mentoria online com a Universidade do Canadá.

Após esse período de oito semanas, ela irá repassar todo o conhecimento adquirido para os demais professores do Colégio Porto Seguro. “Estou super animada, porque não é só o conhecimento das metodologias ativas, mas conhecer o que funciona numa escola de primeiro mundo como é o Canadá, que tem os melhores índices de aprendizado dos alunos”, comenta.

Experiências compartilhadas

Na instituição de ensino no exterior, os 96 profissionais selecionados receberão cursos voltados a gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, o sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país.

Durante o período, os professores e pedagogos produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática (na escola e no grupo de estudos Formadores em Ação) após o retorno ao Brasil.

Segundo a professora Renata, ela irá buscar aprender ao máximo e absorver todo o conhecimento que puder para trazer a experiência para Paranaguá e compartilhar com os colegas de profissão. “Essa troca de experiências e conhecimento chegará nos estudantes, com certeza, pois o grande objetivo das melhorias na prática do professor é melhorar o aprendizado do aluno”, afirma.

Renata é de Nova Fátima, no interior do Paraná, e chegou a Paranaguá em 2020, transferida do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio. Na cidade, ela logo começou a atuar no Colégio Estadual Porto Seguro.

A professora conta que o marido e os filhos, que já são adultos, estão super felizes por sua conquista. “Está todo mundo muito feliz e me apoiando demais. Eu também estou muito feliz, muito empolgada, pois de um grupo de apenas 96 professores selecionados em todo o estado, estou incluída e irei representar o Litoral”, conclui.  

Orgulho para o Litoral

Quem também está muito feliz e orgulhosa é a diretora do Colégio Estadual Porto Seguro, Leila Maria Lopes dos Santos. Foi ela quem organizou a homenagem realizada na terça para Renata.

Estamos muito orgulhosos dela, e nada mais justo do que fazer uma homenagem. A professora Renata vai representar o Colégio Porto Seguro e todo o Litoral. A nossa expectativa é de que ela venha energizada, carregada de informações, valores, conceitos, e compartilhe conosco, que vamos absorver muitas das ideias que ela trouxer que sejam pertinentes à nossa instituição”, comenta.

A chefe do Núcleo Regional de Educação, Isabel, e a assistente técnica do Núcleo, Zenilda Mendes dos Santos. Foto: Divulgação

Isabel Cristina Vieira, chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, que engloba os sete municípios do Litoral, destaca a importância dessa experiência para a rede estadual de educação. “A professora Renata estará lá estudando, vendo novas metodologias educacionais e, quando voltar, trará todos esses novos conceitos para a nossa região. Então Paranaguá ganhará muito”, conclui.

Ganhando o Mundo

O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões, que serão custeados pelo Governo do Estado. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.

O objetivo desta edição do programa é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural.