Progressão e reajuste: professores da rede municipal de Paranaguá começam ano letivo com boas notícias


Por Flávia Barros Publicado 15/02/2023 às 14h23 Atualizado 18/02/2024 às 04h52

As aulas na rede municipal começaram na semana passada e, com elas, professores, que vão desde a Educação Infantil até o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, receberam a informação que esperavam: o reajuste de 14,95% do Piso Nacional do Magistério. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranaguá (Sismup), as lideranças da categoria estiveram reunidas, no começo do mês, com o prefeito Marcelo Roque (Podemos) e os secretários de Educação, Fazenda e Administração, além de representantes dos setores jurídicos da Prefeitura e vereadores. Durante a reunião, foi anunciado o pagamento do reajuste do piso e a implantação – ainda em fevereiro – da progressão vertical mais os retroativos, que serão pagos a partir de março.

O reajuste do Piso Nacional do Magistério será pago, para aqueles que estão abaixo do benefício, já em fevereiro, com o retroativo de janeiro, sendo 14,95%. Para os que estão acima do piso, o pagamento será feito em três parcelas: 6% em fevereiro, 6% em maio e 2,95% em setembro. “Aproveitando a reunião, discutimos mais algumas demandas referentes a todo o funcionalismo público, como a Data Base, a Progressão da Saúde, Difícil Acesso, entre outras“, disse a presidente do Sismup, Janete Passos.

Ainda segundo Janete, a classe saiu satisfeita do encontro. “São avanços que a categoria do magistério vem conquistando, pois estamos discutindo o piso e a valorização do magistério desde o início de janeiro. O nosso agradecimento ao prefeito Marcelo Roque pela valorização dos servidores, pois a lei determina o pagamento desse percentual apenas para quem está abaixo do piso, e aqui foi concedido para todos, evitando o achatamento salarial e suas perdas”, finalizou.


PALAVRA CUMPRIDA


De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, com o reajuste, serão R$ 25 milhões a mais por ano na folha de pagamento da Educação. Já com a implantação da progressão vertical, serão mais R$ 4 milhões. O prefeito Marcelo Roque afirmou que as ações fazem parte dos compromissos firmados com a categoria.

Assim como fazemos desde o início da nossa gestão, iremos honrar com os compromissos para os profissionais da educação. A implantação do Piso Nacional de 14,95% será paga a todos que estão abaixo do piso em fevereiro, com retroativo de janeiro. Para evitar o achatamento da carreira, os demais servidores do magistério receberão os 14,95% de maneira gradativa, sendo 6% em fevereiro, 6% em maio e 2,95% em setembro“, detalhou.

O prefeito também explicou que o parcelamento e escalonamento são necessários para manter a saúde financeira do município, “com a responsabilidade de honrar todos os compromissos com os servidores. Até o mês de setembro, os profissionais da educação estarão com 14,95% de ganho real. Além disso, iremos implantar em fevereiro a progressão vertical com os retroativos em oito parcelas a partir de março, que totalizará mais de 4 milhões de reais“, afirmou Marcelo Roque.

Atualmente, 2.800 professores fazem parte do quadro da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI). A cidade conta com 72 escolas, sendo 31 delas na área urbana; 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 16 escolas rurais, nas colônias e ilhas.