Projeto Jovem Aprendiz da Portos do Paraná certifica alunos da Ilha dos Valadares
O JB Litoral tem noticiado semanalmente, em seu portal de informação, ações da empresa pública Portos do Paraná envolvendo a educação de crianças e adolescentes em suas áreas de atuação.
Além de prepará-los para o mercado de trabalho, fornecer materiais mais completos e modernos para os estudantes e incluir áreas de formações amplas para os jovens do litoral, a Portos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entregou, na sexta-feira (26), certificados aos 35 jovens da Ilha dos Valadares, que participaram dos cursos de Comunicação e Atendimento e Introdução à Maquiagem.
A ação está ligada ao Projeto Jovem Aprendiz, que contempla o Programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Esses cursos são de fundamental importância para cumprirmos com aquilo que nos comprometemos junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, de fazer com que o porto seja uma mola propulsora da transformação da realidade das comunidades na nossa área de influência”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
ADULTOS DO FUTURO
Segundo a bióloga da Portos do Paraná, Jaqueline Dittrich, a entrega dos kits é um momento de celebração. “É muito bom poder contribuir com os jovens que moram na Ilha de Valadares, um dos locais que faz parte da nossa área de influência direta. A intenção é que eles não só usem esse conhecimento, mas que seja um acréscimo no currículo, que consigam melhores oportunidades de emprego no futuro, ou até para fazer uma renda extra”, diz.
Simone Bozza Hernandes, diretora do colégio estadual Cidália Rebello Gomes, apresenta a mesma visão humanitária. “Estamos preparando nossos alunos para a vida. Esses cursos, orientados via a Portos do Paraná e Cia Ambiental, vêm somar e agregar no futuro desses alunos, na sua formação para sempre”, explica.
A professora também ressalta que todos ganham com essas ações. “Na escola, ensinamos a parte acadêmica, junto com essa formação profissional, conseguimos entregar um cidadão para a sociedade melhor preparado”, finaliza.