Projeto Monet à Beira D’Água leva arte e educação ambiental a alunos das escolas municipais de Paranaguá


Por Redação Publicado 31/03/2023 às 11h22 Atualizado 18/02/2024 às 08h05

De segunda (27) a sexta-feira (31), os alunos da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá estão sendo contemplados com oficinas e experiência de imersão virtual nas obras do artista impressionista Claude Monet. O projeto Monet à Beira D’Água, patrocinado pela Paranaguá Saneamento, visa conscientizar jovens e crianças sobre a importância da preservação ambiental por meio de música, teatro, artes plásticas e realidade virtual.

Cerca de 1.500 alunos de cinco escolas municipais, que frequentam do 1º ao 5º ano, podem participar das oficinas. Na quarta-feira (29), foi a vez da Escola Municipal Nascimento Júnior receber o projeto, que foi dividido em quatro espaços para que todas as 323 crianças pudessem acessar as atividades em grupos e horários específicos.

Para a diretora da escola, Silvia Mendes, o projeto possibilita a interação em atividades e experiências que os estudantes, provavelmente, não teriam chance de acessar em outro contexto. “É uma oportunidade que muitos talvez não tenham no dia a dia. Não só a realidade virtual, mas também a música, as obras, a história da vida do Monet, tudo foi passado de uma forma bem lúdica e atualizada”, disse.

A diretora chama atenção para o cuidado dos organizadores ao montar as oficinas, disponibilizadas de forma que, ao final, os alunos conhecessem toda a vida e obra do artista e ainda aprendessem sobre o uso consciente da água potável.

O cuidado que eles tiveram desde a organização até a forma como apresentaram fez com que as crianças tivessem um conhecimento total da vida do artista. A abertura foi feita com músicas que trazem temas como água, com instrumentos musicais, então foi um projeto bem completo”, destacou a diretora.

Para a diretora da escola Nascimento Júnior, Silvia Mendes, o projeto possibilita a interação em atividades e experiências que os estudantes, provavelmente, não teriam chance de acessar em outro contexto. Foto: JB Litoral

Silvia ainda avalia a importância de projetos que possibilitem o acesso à cultura e novas tecnologias para as crianças parnanguaras. “Torcemos para que venham mais projetos como esse para nossa cidade e que tragam a oportunidade dessas crianças terem acesso à educação de uma forma divertida e interativa”, concluiu a diretora.

Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água

O coordenador da equipe de campo do Educativo Itinerante, que idealizou o Monet À Beira D’Água, Danilo Tomic, explica que o projeto circula por capitais e interior do país desde maio de 2022 e já foi apresentado em mais de 100 escolas públicas.

Temos alguns patrocinadores que nos apoiam desde o início e nos levaram nos locais em que eles atuam. Estamos aqui, hoje, graças a Iguá, que também vai levar nosso Educativo para outros municípios, como Cuiabá, onde a empresa também atua no saneamento“, afirma.

O Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água surgiu de uma exposição imersiva de mesmo nome disponibilizada em São Paulo e em Minas Gerais. A partir da experiência, os coordenadores do projeto tiveram a ideia de promover a experiência de forma itinerante, para atender a um público maior.

O projeto surgiu após a gente perceber que não precisava da exposição para o educativo fazer sentido. Então, a ideia é atender um público que talvez não pudesse visitar ela, ao mesmo tempo em que também não ficamos presos a um local específico”, explica Tomic.

O coordenador da equipe de campo do Educativo Itinerante, que idealizou o Monet À Beira D’Água, Danilo Tomic, explica que o projeto circula por capitais e interior do país desde maio de 2022. Foto: JB Litoral

As oficinas possuem uma área educativa que visa proporcionar uma experiência cultural única para estudantes da rede pública. Para atingir esse objetivo, diversas atividades são desenvolvidas em conjunto com educadores ao longo de meses e, algumas delas foram selecionadas e levadas para as escolas parnanguaras, como a galeria de reproduções de quadros em formato de tela, para familiarizar os alunos com a obra do artista, além da experiência de realidade virtual e um ateliê onde os alunos podem reproduzir sua obra favorita em um pequeno quadro para levar para casa. A experiência é concluída com a ciranda, um momento de união e compartilhamento coletivo.

Oficinas são fruto do edital da Paranaguá Saneamento

O Educativo Itinerante Monet à Beira D’Água foi um dos três projetos contemplados pela 2ª edição do Edital Iguá de Projetos Socioambientais, lançado em agosto de 2022. Segundo o coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, Edenilson Machado, a iniciativa é uma das ações realizadas em alusão à Semana Mundial da Água, que levaram palestras e um protótipo da estação de tratamento para as escolas do município.

Entendemos a importância de sensibilizar a população a respeito do cuidado com a água e que isso deve começar da base, com as crianças. Então, abordamos esse assunto nas escolas. Para isso, lançamos editais socioambientais e promovemos projetos como apresentações da nossa mini-estação de tratamento e visitas à estação”, explica.

Segundo o coordenador de Sustentabilidade da Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, Edenilson Machado, a iniciativa é uma das ações realizadas em alusão à Semana Mundial da Água. Foto: JB Litoral

O coordenador destaca que a escolha de levar educação ambiental e cultural por meio das paisagens dos rios, lagos e mares pintadas pelo artista impressionista foi uma forma de aproximar as crianças da arte.

O projeto Monet à Beira D’Água mostra como esse tema era apreciado pelo artista ainda no século XIX, e ele consegue passar essa mensagem de cuidado com a água ao mesmo tempo em que incentiva o interesse das crianças pela arte”, diz o coordenador.

Experiência para ser lembrada

De acordo com a chefe de projetos da Secretaria Municipal de Educação (Semedi), Antonelli Floriano, a educação ambiental é uma das principais preocupações da rede de ensino. Por isso, quando a Iguá procurou a Semedi para uma parceria, eles prontamente aceitaram a proposta e organizaram o cronograma das atividades.

Segundo ela, as crianças foram extremamente receptivas e lembrarão da experiência por todo o ano. “Os técnicos nas escolas estão fazendo essa educação com Monet de uma forma muito enriquecedora. Com certeza esse contato com a natureza e com a arte marcará o ano letivo das crianças ou, quem sabe, a vida delas. Só temos que agradecer pela iniciativa da empresa”, conclui Antonelli.

O aluno Gustavo Nascimento Teixeira, de 8 anos, da Escola Nascimento Júnior, falou sobre as atividades e lições que aprendeu ao participar das oficinas. Foto: JB Litoral

O aluno Gustavo Nascimento Teixeira, de 8 anos, da Escola Nascimento Júnior, falou sobre as atividades e lições que aprendeu ao participar das oficinas. “A gente fez uma pintura, viu os óculos virtual, viu uns quadros e eu pintei a árvore de outono. Eu estou aprendendo muito sobre a água e vou contar para os meus pais para eles também ajudarem a economizar água e preservar o meio ambiente”, disse.