Queda de energia é registrada em todo o Litoral na manhã desta terça (15)


Por Luiza Rampelotti Publicado 15/08/2023 às 09h39 Atualizado 18/02/2024 às 20h12

Uma queda de energia generalizada atingiu o Litoral na manhã desta terça-feira (15), deixando moradores surpresos e preocupados com a interrupção inesperada do fornecimento elétrico. Por volta das 8h40, relatos de falta de luz começaram a inundar as redes sociais, relatando interrupções em diversas cidades da região.

Em Paranaguá, os moradores do Centro, Costeira e bairros adjacentes foram os primeiros a perceber a queda de energia. Morretes também sentiu os efeitos da interrupção. Bairros como o Centro, Vila das Palmeiras e Porto de Cima ficaram sem energia, impactando a rotina dos residentes.

Contudo, não se tratava apenas de um problema localizado na região do Litoral. Uma rápida pesquisa na internet revelou que a queda de energia afetou todo o Brasil. Relatos de diferentes estados começaram a surgir, descrevendo uma situação semelhante de interrupção elétrica.

Felizmente, em muitas áreas, a situação durou apenas alguns minutos, enquanto em outras, o período foi um pouco mais longo. Até às 9h40, a energia já tinha sido restaurada em várias cidades do país, no entanto, outras seguem com o problema.

O JB Litoral entrou em contato com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para obter esclarecimentos sobre as causas desse blecaute generalizado. Às 9h45 a empresa informou que “por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste. Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve. As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado“.

Além disso, a Copel afirmou que a queda afetou, de início, 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras no Paraná, isto é, 21% do total de consumidores do estado.