Revitalização da Avenida Atílio Fontana, em Paranaguá, começa nesta segunda-feira (4)


Por Redação Publicado 04/09/2023 às 06h39 Atualizado 18/02/2024 às 22h18

Com um investimento que ultrapassa os R$ 63 milhões, a pavimentação dos mais de 9 km da Avenida Atílio Fontana promete remodelar a infraestrutura urbana e impulsionar o desenvolvimento econômico de Paranaguá. A obra começa nesta segunda-feira (4), com a implantação da drenagem no trecho entre a ponte sobre o Rio Emboguaçu e a alça de acesso a BR-277, seguindo em direção ao Pátio de Triagem.

Com o início da empreitada, haverá uma interdição parcial do tráfego, com passagem apenas em meia pista. A expectativa é de 10 dias para conclusão da drenagem do trecho. Em seguida, o projeto segue para outras frentes de trabalho.

A obra vai gerar um grande impacto na área industrial que se estabeleceu na região ao longo dos anos e será executada pelo Consórcio Alexandra, formado pelas empresas Copasa, BRF e Serra da Prata.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), comemora a realização do projeto que há muito tempo é aguardado pelos moradores. Segundo ele, a importância do procedimento se estende além da pavimentação em si, já que está ligado à geração de empregos e crescimento econômico da cidade.

Essa obra será o pontapé inicial para as empresas se instalarem no Parque Industrial, graças ao novo Plano Diretor. Hoje, o porto de Paranaguá não comporta mais nada em sua área, então a retroárea do porto é nesta região; é aqui que teremos empresas, que teremos uma vida diferenciada na parte de emprego para o nosso povo. Por isso, este é um marco histórico para o nosso município”, diz.

A Guarda Municipal, através da Superintendência de Trânsito, está acompanhando o planejamento e o cronograma das ações para determinar que uma equipe esteja presente orientando o trânsito. “Nossa equipe está atenta para minimizar os transtornos causados pelas obras. Sabemos que são melhorias que beneficiarão toda a cidade e por isso pedimos paciência a todos os motoristas que passam pela região”, disse a superintendente de Trânsito, Renata Lopes.

Obstáculos superados


O projeto que levou à concretização da obra sofreu ajustes substanciais para se tornar viável financeiramente. Ele precisou ser readequado para que saísse do papel, já que, inicialmente, foi realizado pelo Terminal de Containers de Paranaguá (TCP) como medida compensatória, chegando ao montante de R$ 133 milhões.

No entanto, devido a importância da revitalização para a indústria do município, houve uma mudança no projeto, que se tornou mais enxuto e possível de ser executado. O secretário de Obras de Paranaguá, Ildeivan da Silva Júnior, fala sobre os detalhes técnicos do empreendimento, destacando que a infraestrutura da avenida será reestruturada, incluindo drenagem, terraplanagem, base, meio fio, ciclovia, calçada e sinalização, para garantir a durabilidade e a segurança da via.

O investimento nessa avenida vai trazer benfeitoria e vantagens para todos, especialmente para a região de Alexandra e Ribeirão, que receberá um estímulo econômico significativo”, conclui o secretário. A previsão é que a obra seja finalizada em 18 meses.

Redação com informações da Prefeitura de Paranaguá