Suspeito de furto em vagão de trem é baleado ao reagir a abordagem de vigilantes


Por Redação Publicado 10/03/2022 às 12h35 Atualizado 17/02/2024 às 03h28

Acusado de estourar o lacre de um vagão de trem para praticar furto de soja, Luiz Guilherme Barbosa Gama, de 33 anos, acabou ferido por um disparo de arma de fogo, na noite de quarta-feira, 9, na cidade de Paranaguá. Ele foi baleado depois de reagir a uma abordagem de vigilantes responsáveis pelo monitoramento na linha férrea, na região do bairro Emboguaçu.

Por volta das 23h10, uma equipe da Guarda Civil Municipal se deslocou para dar apoio ao Samu e, ao chegar no local, encontrou Luiz Guilherme, com ferimento de arma de fogo na perna esquerda, sendo atendido pelos socorristas.

Durante a averiguação, foi apurado que o disparo tinha sido efetuado por um vigilante, que flagrou Luiz Guilherme praticando furto em um vagão, que teve o lacre estourado. Ele foi surpreendido com dois sacos de soja proveniente da ação criminosa e, no momento em que o vigilante o abordou, solicitando que deixasse os produtos no local e saísse da linha férrea, reagiu.

Conforme registrado no boletim de ocorrência, o suspeito foi para cima do vigilante, que teria tentado de se defender com a tonfa de serviço, no entanto, o suspeito começou a arremessar pedras em sua direção e, ao cair, tentou agredi-lo usando seu próprio bastão. Neste momento o vigilante efetuou um disparo com seu revólver, calibre .38.

Diante dos fatos, Luiz Guilherme recebeu voz de prisão pelo crime de furto qualificado tentado, sendo a situação comunicada à Delegacia Cidadã, para a elaboração do flagrante, mas, devido ao ferimento, o detido teve que ser encaminhado para o Hospital Regional do Litoral, onde permanece internado sob escolta da GCM. Assim que receber alta médica, ele será conduzido à Cadeia Pública.

O vigilante responsável pelo disparo e seu companheiro de serviço, que foi testemunha da situação, foram apresentados na delegacia para serem ouvidos pelas autoridades policiais. Luiz Guilherme já tinha passagem pela polícia por furto.