Tecnologia 5G: nova parabólica digital chega, gratuitamente, a cidades do Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/07/2023 às 16h53 Atualizado 18/02/2024 às 18h17

A Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel, está avançando com seu programa de migração de parabólicas comuns para digitais em diversas regiões do Brasil. A iniciativa visa liberar a faixa de transmissão para o 5G, enquanto oferece às famílias de baixa renda uma maneira de continuarem recebendo o sinal da TV aberta sem custos adicionais. Nesta fase, cidades do Litoral do Paraná também estão sendo contempladas com o projeto, incluindo Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá, com agendamentos liberados em julho.

O programa é direcionado especialmente para a população inscrita em Programas Sociais do Governo Federal, que pode solicitar a instalação gratuita do kit contendo a nova parabólica digital, receptor, controle remoto e cabos necessários. O objetivo é garantir que essas residências não fiquem sem acesso à programação televisiva de qualidade após a migração para o 5G.

Vale ressaltar que o programa da Siga Antenado também abrange outras cidades do Paraná, somando um total de 123 municípios com agendamento para a instalação gratuita da nova parabólica digital.

Como solicitar a instalação

Para verificar se tem direito à instalação gratuita, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Ela é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.

Moradores de condomínios também têm direito ao benefício

Uma novidade importante é que moradores de condomínios que fazem parte de programas sociais do Governo Federal também podem solicitar a instalação gratuita da nova parabólica digital. Nos prédios que possuem uma antena convencional coletiva (aquela em formato de guarda-chuva invertido), cada unidade residencial conta com um ponto de recepção do sinal. Dessa forma, mesmo que alguns vizinhos não tenham direito ao benefício, os moradores beneficiários podem requerê-lo para garantir o acesso ao sinal da TV aberta.

Antes de agendar a substituição do equipamento, é necessário que os usuários confirmem junto ao síndico do condomínio o tipo de antena instalada no topo do prédio. Algumas antenas, como as do tipo “espinha de peixe”, não precisam ser substituídas e continuarão funcionando normalmente.

Para garantir a instalação da nova parabólica digital nos condomínios, as famílias beneficiárias devem obter uma autorização prévia dos condôminos, por meio de um documento escrito (podendo até ser um e-mail), para realizar a alteração em área comum. As normas para instalação de antenas externas individuais variam, e é fundamental respeitar as regras estabelecidas pela convenção condominial.

*Com informações da Assessoria de Imprensa