Terminam obras do km 41, na BR-277, e trecho é totalmente liberado neste sábado (15); diz DER


Por Flávia Barros Publicado 15/04/2023 às 11h01 Atualizado 18/02/2024 às 09h15

Agora sim, pode-se dizer que o trecho onde ocorria o primeiro desvio operacional na BR-277, em Morretes, devido a deslizamentos de barreiras, no final de outubro do ano passado, fica completamente desbloqueado. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou, na manhã deste sábado (15), a conclusão dos serviços de contenção emergencial da encosta da BR-277 no km 41, seguida pela desmobilização e retirada definitiva de guindaste da rodovia.


SOMENTE À NOITE


De acordo com o DER, ao longo da manhã estão sendo finalizados os serviços de instalação de tela metálica de alta resistência no paredão rochoso e, a partir do meio-dia, começa a retirada do guindaste e demais equipamentos. Mas, para quem pensa que o tráfego já estará liberado na hora do almoço, o órgão alerta que é preciso um pouco mais de paciência, uma vez que a operação leva várias horas, “visando garantir a segurança de todos os envolvidos e integridade do material, devendo ser concluída ao final da tarde. À noite, após saída definitiva do guindaste e reorganização da sinalização provisória e barreiras de concreto New Jersey, será liberado o tráfego de veículos em quatro faixas no local, retornando à normalidade a travessia de veículos“, informou.
Nos próximos dias, será desmontado o canteiro de obras, que ocupa apenas o acostamento da rodovia, no local das obras.


PRAZOS


Assim, fica cumprido o prazo dado pelo DER, no começo deste mês, para a conclusão das obras. No último dia seis, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou as obras do km 42 e foi anunciada a liberação total do trecho. Porém, como as intervenções no km 41, sob a responsabilidade do DER, ainda estavam sendo realizadas, o desvio foi mantido e só será retirado neste sábado. Com isso, o único trecho que permanece com bloqueio parcial é o km 33, atingido por afundamento do solo, que causou fendas no pavimento, desde sete de março. O DNIT será responsável pela obra, e atualmente prepara contratação emergencial, conforme vem sendo noticiado pelo JB Litoral.