Trecho da PR-412 que liga Matinhos a Praia de Leste será duplicado com investimento do Governo do Estado


Por Redação Publicado 03/07/2023 às 07h41 Atualizado 18/02/2024 às 15h35
A obra terá início na ponte sobre o Canal de Matinhos e seguirá até o entroncamento com a PR-407.

O governador Carlos Massa Junior (PSD), o Ratinho Junior, assinou na última quarta-feira (28), um contrato histórico com o Banco do Brasil no valor de quase R$ 1,5 bilhão para impulsionar obras de infraestrutura no estado do Paraná. Uma das principais iniciativas contempladas pelo contrato é a tão aguardada duplicação da PR-412, no trecho entre Matinhos e Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

O investimento previsto no contrato foi dividido em três eixos, que serão tocados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O primeiro eixo, sob responsabilidade do DER, soma R$ 775 milhões e contempla a duplicação da PRC-466, entre Pitanga e Guarapuava; a pavimentação da PR-092, entre Cerro Azul e Doutor Ulysses e a duplicação da PR-412, de Matinhos a Praia de Leste.

De acordo com o Departamento, o projeto de modernização no Litoral terá início na ponte sobre o Canal de Matinhos e seguirá até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste, balneário de Pontal do Paraná.

A proposta prevê que a estrutura sobre o Canal de Matinhos será igualmente duplicada e terá os acessos readequados para receber com fluidez o tráfego da Rua Sátiro Porfiro de Oliveira e da Avenida Prefeito Doutor Roque Vernalha. Também será avaliada a ponte sobre o Rio Balneário, com proposta para reforma e readequação.

A previsão é iniciar as licitações no segundo semestre deste ano. Para isso, organizamos desde o início da nossa gestão um Banco de Projetos com as obras que são prioritárias. Com recursos próprios do Estado e financiamentos como este com o Banco do Brasil, que é um grande parceiro do Paraná, estamos tirando esses projetos do papel”, afirma o governador.


Crédito na praça


Segundo o governador, a boa situação fiscal do Paraná foi determinante para a operação de crédito. O Estado está entre as melhores unidades federativas do País em relação à capacidade de pagamento, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), fator fundamental para viabilizar o financiamento.

O secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia, explica que o empréstimo conta com garantia da União, por isso a necessidade de análise pela STN. “O órgão faz a análise do risco de crédito e concede o aval, seguindo critérios objetivos de disponibilidade de garantia por parte da União e a capacidade de pagamento pelo Estado”, disse. “Com isso, o Paraná consegue executar projetos estruturantes de longo prazo, que beneficiam a população”, conclui o secretário.

Pacote de obras


O Avança Paraná II dará continuidade ao primeiro pacote de obras de infraestrutura, batizado de Avança Paraná, lançado em setembro de 2020. A primeira versão do projeto viabilizou obras importantes como o viaduto Bratislava, em Cambé, e a duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, em Londrina.