Ventos fortes deixam cerca de 400 famílias desabrigadas em Morretes


Por Luiza Rampelotti Publicado 14/07/2023 às 17h43 Atualizado 18/02/2024 às 17h05

O JB Litoral já havia divulgado o alerta de mau tempo emitido pela Marinha do Brasil, na segunda-feira (10), que informava que um ciclone extratropical estava se aproximando e poderia afetar o Litoral do Paraná, com ventos de até 115 km/h, e com validade até a manhã desta sexta-feira (14). As previsões se concretizaram e, na quarta-feira (12), a região foi atingida pelos fortes ventos.  

A cidade mais atingida foi Morretes que, na noite de quarta-feira, teve vários bairros assolados pelo vendaval que deixou cerca de 400 famílias desabrigadas. Os bairros mais afetados foram: Raia Velha, Ceasa e Ponte Alta.

O secretário de Infraestrutura da cidade, Guilherme Wicthoffet Machado, informa ao JB Litoral que as secretarias municipais e a Defesa Civil ainda estão empenhadas em realizar levantamentos e prestar auxílio aos afetados.

Precisamos informar para a Defesa Civil Estadual o que está havendo, para buscar a liberação de verbas para comprarmos telhas, pois, no momento, o atendimento está sendo feito com lona“, diz Machado.

Casas ficaram completamente destelhadas devido à passagem do ciclone extratropical pela cidade. Foto: Prefeitura de Morretes

Ele também afirma que uma das casas danificadas, na região do Sesmaria, foi atingida por uma árvore, que destruiu a residência. Já as demais ocorrências, em sua maioria, são de destelhamentos.

Havíamos preparado duas áreas para receber os desabrigados, mas eles preferiram familiares. Também não há nenhum ferido, somente danos materiais“, conclui o secretário.

O prefeito Sebastião Brindarolli Junior (PSD) enfatiza a continuidade dos trabalhos de vistoria e atendimento à população de Morretes. “Continuamos com os trabalhos de vistoria e atendimento à população morretense. Hoje (14/07), estivemos sobrevoando a cidade, junto ao Cel. Melo, comandante da Defesa Civil do Estado e sua equipe, visualizando toda região e avaliando as condições das nossas comunidades após os fortes ventos“, declara o prefeito.

Ele também destaca o empenho das equipes da Defesa Civil Municipal e dos funcionários da Prefeitura. “Esse trabalho complementa o empenho das nossas equipes da Defesa Civil Municipal e funcionários da Prefeitura que ontem fizeram um excelente trabalho no deslocamento por todo município e cadastramento das famílias atingidas. Aguardamos um posicionamento do Governo do Estado para atender as necessidades prioritárias do nosso povo“, afirma Brindarolli.

Sem luz, água e internet

Uma moradora, que preferiu não se identificar, compartilhou sua experiência com o JB Litoral. Ela mora em Porto de Cima/Estrada das Prainhas e relata estar sem luz, água e internet desde a noite de quarta-feira. “Foi muito feio, achei que iria perder minhas coisas, porque onde moro tem muita árvore. Caiu uma no meu quintal e tive que sair de casa, lá também está sem água, luz e internet“, diz a moradora.

Ela também comenta sobre a falta de previsão para o restabelecimento dos serviços. “Na minha casa, fez buracos nas telhas, e quando chover vai molhar tudo. Mas ninguém nos dá uma previsão de quando o serviço vai ser restabelecido“, conta.

Outros moradores das regiões de Portal das Américas e América de Cima também relatam estar sem energia elétrica desde a noite de quarta-feira.

Segundo a Prefeitura, as autoridades municipais e estaduais estão trabalhando em conjunto para atender às necessidades urgentes das famílias afetadas. Enquanto isso, a população de Morretes aguarda com expectativa a normalização dos serviços básicos e o apoio necessário para superar os danos causados pelos ventos violentos.