Democracia se inicia com respeito à imprensa
Democracia se inicia com respeito à imprensa
Caminhamos para mais uma corrida eleitoral nas sete cidades do nosso Litoral e, com isso, dezenas de candidatos se apresentaram na tentativa de alcançar as prefeituras ou uma vaga como vereador.
Como exercício da democracia, o JB Litoral se propôs a ouvir cada um dos prefeituráveis que os partidos ou coligações tenham atingido a cláusula de barreira no Congresso Nacional. O objetivo é, independente de ideologia, garantir ao eleitor a possibilidade de conhecer melhor aqueles que desejam gerir suas cidades e quais são as prioridades de cada um dos políticos.
Chefiar um município é uma tarefa que carece de humanidade. E, a primeira grande obrigação de um gestor, é entender o seu papel social perante a sociedade e, claro, em relação à imprensa.
O JB procurou 24 candidatos. Desses, 22 tiveram o mínimo de respeito com seus eleitores e com a liturgia do cargo que pretendem ocupar e confirmaram a participação na nossa série de entrevistas, mas outros dois fizeram o caminho oposto: um ignorou nossas tentativas incessantes de contato e o outro afirmou, de forma crua, que não tinha interesse.
Ironicamente, a falta de apreço pela democracia vem de dois candidatos que utilizam subterfúgios para que o eleitor os reconheça. O primeiro é o Galo (PSB), de Paranaguá, e o outro é o Gato Conectado (PSOL), de Matinhos.
Sem utilizar os nomes Paulo Roberto ou Everson Luiz, que são as suas reais identidades, os dois “bichos” não só ignoram a audiência do JB, mas demonstram que já partem do pressuposto errado ao preferir se omitir daquilo que é básico: que o eleitor os conheça.
Galos, gatos ou humanos, os próximos gestores de Matinhos, Paranaguá e de todo Litoral precisam entender que ser servidor público é enfrentar o contraditório e encarar a sociedade, afinal, foram eleitos por essa mesma população. E, pensando nessa lógica, já é possível dizer que, como candidatos, a bicharada não tem feito a lição de casa.
Ordem dos debates em Paranaguá definida
Na última quinta-feira (29), o JB Litoral, em parceria com a Band Litoral, realizou o sorteio que definiu a ordem dos debates eleitorais para Paranaguá. No município, os debates acontecerão no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), com os candidatos a prefeito nos dias 9 e 30 de setembro, e os candidatos a vice-prefeito no dia 18. O sorteio estabeleceu a sequência dos blocos de participação, garantindo uma distribuição justa e organizada.
Além de Paranaguá, os debates também serão realizados em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Nesta semana, serão definidos os detalhes finais para essas cidades: o sorteio de Pontal do Paraná ocorrerá na quarta-feira (4), às 10h, na Associação Banestado; o de Matinhos será no mesmo dia, às 14h30, na Rua Baronesa do Cerro Azul, 422. A data para Guaratuba ainda está pendente.
Os debates oferecerão aos eleitores uma oportunidade importante para ouvir os candidatos e refletir sobre suas propostas antes de fazer uma escolha nas urnas.