Criminalidade, drogas e grande número de homicídios, relacionados ao crime organizado, assustam a população do litoral


Por Maximilian Santos Publicado 05/05/2021 às 18h45 Atualizado 19/02/2024 às 15h14

Os governos federal e estadual insistem em dizer que os números da violência diminuíram. Mas, no entando, a realidade no dia a dia das ruas mostram bem o contrário, pelo menos aqui em nossa região. O Índice Nacional de Homicídios, levantado por veículos de imprensa, mostra que houve um crescimento de 5% no número de assassinatos, de 2019 para 2020, em todo o País. Só comparando o mês de abril (período de quarentena, de menos pessoas nas ruas) teve um aumento de 8%. Nas 7 cidades do litoral paranaense, as notícias de homicídios são dadas pela imprensa “TODOS” os dias. Os jornalistas, repórteres e cinegrafistas policiais dizem abertamente que nunca ocorreram tantos casos de assassinatos, em tão pouco tempo, como ultimamente. Além da questão do crime organizado (em que o grande número de homicídios pode estar ligado com a disputa de mercado entre duas facções), casos de violências e, até mesmo, de assassinato de motorista de caminhão, não param de vir à tona. Os assaltos à mão armada nas ruas, em lojas nas regiões centrais das cidades, muitos deles em plena luz do dia, os arrombamentos, carros desaparecidos, estão deixando nossa população mais do que “amedrontada”. Com a crise financeira alavancada pela pandemia, a população já está “desesperada”.

***

Apesar de termos uma equipe de segurança pública batalhadora, ótimos delegados, ainda falta uma atenção maior por conta das lideranças dos órgãos de Segurança Pública das esferas estadual e federal, com relação ao Litoral do Paraná. A região recebe muitas pessoas diariamente, vindas de todos os cantos do Brasil e, até, da América Latina. Em março, o Porto de Paranaguá recebeu diariamente mais de dois mil caminhões para descarregarem as produções de soja vindas do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, etc. As cidades praianas atraem milhares de turistas todos os anos, sem falar, novamente aqui, do crescimento populacional. A busca pela natureza ou de locais mais verdes, pela sociedade, também estão movimentando mais as nossas cidades serranas. Nossa polícia local precisa de maior investimento! O Governo Federal precisa ajudar na questão da região, pela estratégia nacional com o porto, pela presença das Forças Armadas, pelo papel da cidade no comércio internacional. Apreensão de drogas aumentou! O Governo do Estado precisa dar maior suporte e investimento para o litoral, não somente durante a época da Operação Verão. Melhorar a situação para as equipes de segurança pública nos nossos 7 municípios. Nós, jornalistas, que trabalhamos em contato todos os dias com eles, sabemos bem de como eles precisam de mais estrutura. Uma das tendências eleitorais, na eleição de 2018, foi o combate à criminalidade. Foi por conta disso que vimos essa enxurrada de militares, delegados, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Mas, o que o povo tem percebido, é que muitos foram eleitos com essa “bandeira” em vão! Não adianta o governo querer burlar os dados, não cumprir com a obrigação do Censo, que o povo está vendo e sentindo no dia a dia toda essa insegurança! Precisamos de mais segurança pública no litoral paranaense! E é bom que os que se elegeram, prometendo mais segurança, “que se cocem”. O ano de 2022 está logo ali e o combate à criminalidade não foi nada satisfatório para a população, como bem demonstram as últimas pesquisas de satisfação. Bem pelo contrário! É bom que esses políticos tenham a certeza de que, com esses números desastrosos, muitos deles estarão fora de suas cadeiras como “parlamentares” para os próximos 4 anos. Como a gente sempre diz… “É esperar pra ver…”

Café no Bule do Guapicu

Quem tem aproveitado o litoral paranaense, com frequência, é o apresentador do SBT e empresário Carlos Massa, o Ratinho, pai do governador do Paraná, Ratinho Junior. Ele esteve no final de semana na comunidade de Guapicu, na baía de Paranaguá. Em vídeo, o apresentador falou de como foi muito bem recebido, da bela vista, da tranquilidade, da cerveja gelada e do bom peixe fresco ali servido. Apesar de ninguém estar usando máscara (pra variar), um ótimo canal de divulgação do nosso maravilhoso turismo caiçara.

A bicicleta e ações concretas no “Maio Amarelo”

O deputado estadual Goura Nataraj (PDT), líder do partido na Assembleia Legislativa do Paraná e integrante da Frente Parlamentar sobre o Pedágio, encaminhou mais de 20 propostas para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o novo modelo de concessão das rodovias federais no Paraná. Além da garantia de tarifas justas, o deputado chamou a atenção para a necessidade de inclusão de estrutura cicloviária, questão apresentada na audiência pública de Paranaguá, pelo vereador Oseias Bisson (Pode), que mora na região de Alexandra e sabe que boa parte da população das colônias utiliza a bicicleta como meio de transporte. Além disso, Goura também lembrou de corredores ecológicos que garantam a passagem de animais silvestres.

Por falar em Oseias…

O vereador Oseias Bisson (Pode), de Paranaguá, acompanhou na última semana a comemoração dos 250 anos de Guaratuba, que contou com a presença do governador Ratinho Junior (PSD). Na oportunidade, foram entregues as obras do remodelamento do Parque Municipal, do Centro de Atendimento à Infância e à Adolescência e da primeira fase do Centro de Eventos Municipal.

E por falar em Guaratuba…

Quem tem feito um ótimo trabalho à frente da Secretaria de Educação de Guaratuba é Fernanda Monteiro. Foi ela quem geriu os primeiros testes de protocolos de segurança pra Covid-19 de volta às aulas, na região do litoral paranaense. Aliás, que se mostraram bastante eficientes! Sem dúvida, Fernanda, é mais uma das mulheres da área da educação que se tornaram destaque na política da nossa região.

Municípios bem apoiados!

Jessica Fernandes e Ricardo Maia em visita ao JB Litoral. Foto: Diogo Monteiro / JBLitoral

Foi de grande alegria para a equipe de redação do JB Litoral receber Ricardo Maia, superintendente geral de Apoio aos Municípios da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU). Além da entrevista e de conversas sobre a grande preocupação do governo com a retomada da economia no pós-pandemia, o ex-deputado estadual e irmão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia, lembrou dos bons momentos enquanto presidente da CLASPAR, Empresa Paranaense de Classificação de Produtos do Paraná.