As campanhas começaram nas ruas. Mas, como os candidatos em Paranaguá largaram nesta eleição?


Por Maximilian Santos Publicado 06/10/2020 às 18h41 Atualizado 19/02/2024 às 15h28

Aquele período em que falamos tanto aqui na coluna chegou! A campanha eleitoral já está na internet e, para alguns, também nas ruas. Durante a semana, as redes sociais viraram um “haras” de filtros de fotos, cards políticos, números eleitorais e, claro, de muitos pedidos de votos. Sem esquecer dos descabidos perfis fakes que já começaram a compartilhar críticas, principalmente, contra a atual gestão e a do ex-prefeito José Baka, nos grupos do Facebook e Whatsapp. Você ainda não está sentindo forte o clima das campanhas, caro leitor, pois, nem todos os partidos já liberaram as verbas partidárias, responsáveis por boa parte, ou totalmente, dos valores para as campanhas. Além disso, a propaganda eleitoral gratuita obrigatória, na TVCI e nas rádios, começa somente neste sábado (9). Mas, já podemos ver a “largada” dos candidatos pelo menos nas redes, em que já conseguimos perceber um pouco da “linha” que aparenta que irão seguir nos próximos 40 dias.

***

Vou começar pelas que mais chamaram a atenção na internet. Óbviamente a de Marcelo Roque é o destaque, por seu grande índice de popularidade digital. Nas cores, lembra muito as do pai, Mario Roque. Longe da antiga “aréola”, mas com as cores vermelha, azul e tons amarelados. E, desta vez, o nome “Marcelo” está quase do mesmo tamanho do sobrenome “Roque”, que mostra sua própria personalidade. Com um projeto gráfico moderno e popular, ele ganhou, nas redes, nos números de filtros, pela grande coligação que tem, com 145 candidatos ao cargo de vereador. Apresenta as obras e conquistas da cidade, bem como os grandes apoios em vídeos e virais. Terá 4 minutos e 27 segundos na TV e no rádio. Quem também chamou a atenção foi o ex-prefeito José Baka Filho, por trazer nostalgia da sua marca de sempre, com o “coração em formato de B”. Claramente, os tons em amarelo e vermelho ajudam a causar reações no eleitor. Na psicologia das cores, as duas juntas causam sensações como atenção e até fome. Ele resgata a tendência do “amor” nas campanhas, em meio à pandemia. Já fez lives e vídeos pela cidade. Terá o segundo maior tempo de TV e rádio, com 1 minuto e 43 segundos e conta com 42 candidatos a vereador em sua coligação. Outro que despertou curiosidade, nesta largada, foi Alceuzinho Maron, que deixa o “zinho” de fora e trouxe a personalidade e o nome forte que herdou de seu pai, Alceu Maron. Com a cor azul da seriedade e da institucionalidade, junto de um tom de verde mais para o “néon”, causa, igualmente, reações no eleitor e passa uma certa modernidade, como um “equilíbrio”, de algo “para todos”. Fez um vídeo sobre sua empreitada como apresentador. Terá 1 minuto e 11 segundos de TV e rádio e conta com 51 candidatos ao cargo de vereador na sua coligação. Também mostrando a identidade de sua campanha, Adriano Ramos caminha para uma linha diferente de seus opositores, com cores menos vibrantes, nos chamados tons mais pastéis. O lilás provoca, no mínimo, interesse, pois representa na psicologia das cores o equilíbrio, junto do amarelo claro. Passa um ar de família, de espiritualidade. Se apresenta como inovação nesta eleição. Tem trabalhado com lives, em sua “TV 10”. Terá 50 segundos de TV e rádio e o segundo maior número de candidatos para vereador, com 99.

***

Entre os mais tímidos na largada, Pichaco Nascimento usará o verde e o branco na marca, com seu apelido destacado. Continua com suas polêmicas lives. Terá 40 segundos de TV e rádio com 7 vereadores. Dr. Manoel Barbosa, até agora, mantém a imagem do Movimento 65. Tem feito muitas lives. Terá 17 segundos de TV e rádio e conta com 19 candidatos ao cargo de vereador. Julinho Lima usa o azul e o amarelo, com toque do verde, lembrando o óbvio do “nacionalismo bolsonarista”. Destaca seu apelido. Terá 16 segundos de TV e rádio, conta com 24 candidatos para vereador. Fabiano Elias também acena para seu pai, com o seu conhecido “o povo de novo”, mas agora como “Paranaguá do povo, de novo”. Segue os tons do azul e do amarelo. Terá 15 segundos de TV e rádio e 6 candidatos a vereador. Marco Sukita não apresentou campanha nas redes, mas deverá seguir o verde e o laranja. Terá 10 seguntos de TV e rádio com 14 candidatos a vereador. E Emmanuel Lobo apresenta a cor vermelha do seu partido de esquerda e o antibolsonarismo. Terá 10 segundos de TV sem candidato a vereador.

***

Mas, muito além de rádio e televisão, as redes terão um papel muito mais forte nesta eleição. Além disso, o clima nas ruas deverá tomar conta, com adesivos perfurados nos carros (que já podemos ver ao transitar em Paranaguá), adesivos, bandeiras, carreatas, mesas de balcões para distribuição de materiais nas ruas, etc. Essa largada já nos deu um gostinho do que vem por aí. Mas, como sabemos, entre “pedidos de impugnação daqui”, “ataques virtuais dali”, tudo pode mudar. O período de campanha é curto, o desafio é grande, mas a batalha na disputa pelo Palácio São José parece que já começou quente. Esperamos que seja um ano de campanhas que enriqueçam o debate!

Acessibilidade, inclusão e respeito!

Tenho apresentado diferentes candidatos ao cargo de vereador aqui em minha coluna, por representatividades. Nesta semana, procurei inserir candidatos que tenham algum tipo de necessidade física ou especial. Fiquei muito feliz ao saber que Isabelle Dias (PSB), que tem a Língua Brasileira de Sinais como sua primeira língua de comunicação, por ser surda, buscará uma cadeira ao Palácio Carijó. Se eleita, certamente representará todas as pessoas com necessidades especiais e lutará por acessibilidade na cidade.

Você tem fome de que?

Nossa Paranaguá anda com fome de muitas coisas, entre elas, de fomentação da nossa gastronomia típica, de um abastecimento de alimentação mais saudável e de valorização da agricultura familiar das nossas colônias. Nesta eleição vi que teremos dois chefs de cozinha concorrendo ao Palácio Carijó, a Chef Laila Nunes (PV) e o Chef Marcio Bets (PSL).

Um meteoro que passou por Paranaguá

Quem tem dado muito orgulho para a família parnanguara Benvenutti é o jornalista Álvaro Benvenutti Borba, do Meteoro Brasil, no Youtube. Seu canal conta com mais de 860 mil seguidores e é uma das principais referências no jornalismo político atual, moderno e alternativo no Brasil. Além das ótimas análises, críticas e conteúdos, sobre política e atualidade nacional e internacional, Álvaro, ao lado de Ana Lesnovski e Sandoval Matheus, entrevista personalidades da política nacional. Ele já morou em Paranaguá quando criança e é primo da jornalista Aline Benvenutti.

Outubro Rosa

Chegou o Outubro Rosa e logo veremos várias comemorações na cidade. Minha amiga Luciana Picanço, que tradicionalmente promove a Corrida e Caminhada Contra o Câncer, que não se “aquieta”, promete novidades em breve. Que seja um mês produtivo de conscientização da prevenção!