O velho problema do desemprego assolando o nosso povo…


Por Maximilian Santos Publicado 19/04/2021 às 14h22 Atualizado 19/02/2024 às 15h14

Dentro de 12 dias, comemoraremos mais um Dia Internacional do Trabalhador. A cada ano que passa, os motivos para comemorarmos a data acabam sendo menos destacados. Há pelo menos 4 anos, os direitos dos trabalhadores no País passaram a ser completamente perseguidos. A maioria dos políticos eleitos por nós, aparentemente, estão mais preocupados em satisfazer os anseios dos grandes empresários, do sistema patronal (lugar em que muitos deles se encontram) do que intervirem nas necessidades do povo trabalhador brasileiro. Não bastassem os horrores da pandemia, com o crescente número de óbitos e infectados, noite após noite, quando divulgam-se macabras estatísticas, o brasileiro está sofrendo por falta de emprego. Segundo dados recentemente divulgados, a taxa de desemprego no trimestre encerrado em janeiro foi de 14,2%, a pior para o período, desde o início da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012. Ao todo 14,3 milhões de brasileiros estavam em busca de uma vaga no período. No trimestre até dezembro do ano passado, a taxa de desocupação estava em 13,9%. Vários economistas já apontam que o desemprego está caminhando para uma segunda onda, alavancada pela falta de possível clientela. Com consumidores cada vez mais sem sustento ou com medo de perdê-lo, poderá ocorrer uma grande decepção com os comerciantes, prestadores de serviço e indústrias no segundo semestre, com o esvaziamento de seus caixas.

***

E no litoral paranaense os efeitos da crise estão sendo bastante sentidos. Nas nossas 7 cidades, é só darmos uma volta e vermos dezenas de placas de “aluga-se” em pontos comerciais. Pessoas procurando emprego, muitas delas publicando currículos até mesmo em grupos de redes sociais. Nas ruas, podemos ver um grande número de pessoas pedindo ajuda e dinheiro. O número de cestas básicas, como forma de ajuda de pessoas que estão sem poder trabalhar, não para de crescer. Está assustadora a situação! Ainda não foi divulgada nenhuma pesquisa ou radiografia do desemprego na nossa região, mas por meio de nossa convivência, já podemos ter a certeza do problema que enfrentaremos no segundo semestre deste ano.

Faltam menos de duas semanas para o Dia Internacional do Trabalho. O que poderemos esperar da data? Quais ações que minimizam o problema serão apresentadas nas nossas cidades? Quais projetos estão sendo elaborados de auxílio ao povo sem trabalho? Que o dia 1º de maio não seja mais uma data de “blábláblá” político, que seja uma data de apresentação de soluções, de projetos, de ideias, de propostas. Pois, como todos nós sabemos, inclusive todas as nossas autoridades, a desocupação das pessoas é o câncer corrosivo de qualquer sociedade.

Força política em prol do litoral

Prefeito Marcelo recebeu o chefe de gabinete da deputada federal Christiane Yared (PL), José Luiz Velloso. Foto: Divulgação

Na última semana, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Pode), recebeu o chefe de gabinete da deputada federal Christiane Yared (PL), José Luiz Velloso, para discutirem sobre algumas demandas da cidade e do litoral paranaense, que poderão receber força e apoio da parlamentar na Câmara dos Deputados e junto de alguns ministérios. No final desta semana, a própria deputada federal estará em Paranaguá para conferir pontos apresentados na reunião e atender reivindicações solicitadas pela comunidade. Yared, mais uma vez, se mostra junto de sua equipe, que faz um mandato atuante em prol do litoral.

Por falar em mulher no legislativo atuante…

Vandecy Dutra (PP) se comprometeu em escutar os profissionais e procurar projetos de integração no mercado educacional. Foto: Arquivo Pessoal

A coluna recebeu o contato da vereadora de Paranaguá, Vandecy Dutra (PP), com relação a um dos editoriais que publicamos aqui em nossa coluna, a respeito do desmonte na educação do Paraná, sobre as atuações dos profissionais de filosofia, sociologia e artes no ensino médio. Vandecy, na época, se comprometeu em escutar os profissionais e procurar projetos de integração no mercado educacional. A notícia boa é que, em breve, uma comissão irá discutir o assunto na cidade, por iniciativa da atuante vereadora, que leva o significa da palavra “Esperançar” ao pé da letra.

Correndo de Morretes até Antonina

Deputado federal João Arruda (MDB) e sua esposa, Paola Malucelli, em frente à Estação Ferrovária de Antonina. Foto: Arquivo Pessoal

O deputado federal João Arruda (MDB), leia-se Rádio Cidade, conquistou mais um de seus desafios como brilhante corredor. No último dia 10, fez o percurso de 16 quilômetros que liga Morretes até Antonina. Sempre atuante na região serrana do litoral paranaense, aproveitou para fazer uma foto no final do trajeto ao lado de sua esposa, Paola Malucelli, em frente à Estação Ferrovária de Antonina, que foi reformada, por meio de emenda conquistada pelo deputado, em um trabalho junto do Instituto de Patrimônio Histórico da União.

Acompanhando a vacinação

O vereador Renan Britto (Pode) esteve na Estação Ferroviária de Paranaguá acompanhando a vacinação. Foto: Reprodução Facebook

Quem esteve na Estação Ferroviária de Paranaguá, para a vacinação, pôde perceber a presença do vereador Renan Britto (Pode), que tem acompanhado de perto os trabalhos de imunização na cidade. Renan foi eleito para seu primeiro mandato como vereador e tem observado muito os processos nos seus três primeiros meses. Segundo ele, o primeiro trimestre serviu para se inteirar e buscar questões abertas na cidade. Como diz o ditado: “sempre faz melhor aquele que primeiro observa”.

Antonina no Aeroporto Afonso Pena

O Superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, recebeu o diretor de Marketing da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, e o secretário de Turismo e Cultura de Antonina, Thiago Afonso de Souza: Foto Divulgação

Na última quinta-feira, o Superintendente da Infraero no Paraná, Antonio Pallu, recebeu o diretor de Marketing da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, e o secretário de Turismo e Cultura de Antonina, Thiago Afonso de Souza, para firmar uma parceria cultural, em que será liberado um dos espaços no Aeroporto Afonso Pena, para uma exposição fotográfica sobre Antonina. Incentivadas há anos pela Infraero, as exposições já são atividades culturais bastante conhecidas dos passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto.

PARLA

“É dado a nossa cidade, uma água que é uma grande falta de respeito”.

*Vereador Bruno Miguel, em sessão no dia 12 na Câmara de Paranaguá, após a polêmica de propagação de fake news por uma fanpage de Paranaguá.