Casarão Marcílio Dias abre a exposição “O Nosso Cristo”, em Guaratuba, dia 26


Por MDC Publicado 24/07/2021 às 09h12 Atualizado 16/02/2024 às 08h13

Com informações da Prefeitura de Guaratuba

A sala de exposição do Casarão Marcílio Dias, no Espaço Litoral, abre na segunda-feira (26), a mostra “O Nosso Cristo”, a história da estátua, marco histórico e turístico do município de Guaratuba, contada pela imprensa e fotografias.

Trata-se de uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo estão realizando a mostra com acervo de jornais, imagens históricas e com a réplica do Cristo Redentor, que será instalada no dia 31 deste mês aos pés do Morro do Brejatuba.

Ambos os eventos fazem parte das comemorações dos 250 anos da cidade e da instalação da estátua do Cristo Redentor, o ponto turístico mais famoso de Guaratuba, que completou 68 anos no mês passado.

A exposição ficará aberta ao público desta segunda-feira até sexta-feira, dia 29, no horário das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h. Visitas de escolas devem ser agendadas com a Secretaria da Cultura e do Turismo, João Pedro pelo celular 99573-4396.

História do Morro

Em junho de 1953, a população ganhou o seu mais famoso cartão postal, a estátua do Cristo Redentor, no localizado no morro que leva seu nome. Um monumento com um dos braços abertos apontando para a entrada da barra, e o outro com a mão no coração.

Em sua gestão, o prefeito, Miguel Jamur, decidiu construir uma escadaria até o alto do morro, localizado na Praia de Brejatuba, e depois encomendou a estátua.

Conta a história, que parte da estátua foi paga por Josefa do Amaral Ferreira, viúva do então presidente do Estado do Paraná, João Candido Ferreira.

Inaugurado no dia 23 de junho, o local é um mirante natural e o acesso é feito por longos 190 degraus. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local foi utilizado pelos soldados do Vigésimo Batalhão de Infantaria de Curitiba, como posto de observação.