Para as crianças: “O Mágico de Oss Paraná” chega ao Teatro Rachel Costa, em Paranaguá, com sessões gratuitas e inclusivas
A magia de “O Mágico de Oss Paraná”, espetáculo da Céu Vermelho e Cia. do Abração, chega ao seu último destino nesta semana, encerrando a segunda edição do programa “Crianças no Teatro” em Paranaguá. Após percorrer Curitiba, São José dos Pinhais e Antonina, a peça se apresenta no Teatro Rachel Costa, de segunda (27) a quarta-feira (29), com sessões às 9h30 e 14h30.
O projeto, que leva a arte cênica gratuita para crianças de 6 a 12 anos, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Palco Paraná, com o apoio da Audi Brasil. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e promover a formação de público, despertando o interesse das crianças pelo teatro.
Uma jornada mágica e reflexiva
A Cia. do Abração oferece uma releitura do clássico “O Mágico de Oz”, enfatizando temas como a construção da identidade e a busca pela sabedoria e valorização das virtudes humanas. Na história, a protagonista Doroti, uma menina egoísta e dominadora, se vê transportada por um furacão para um lugar mágico e colorido. Em sua jornada, ela encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um tigre covarde. Todos buscam o Mágico de OSS, acreditando que ele pode lhes conceder o que necessitam. No entanto, toda a viagem revela-se uma projeção do subconsciente de Doroti, que descobre que a verdadeira transformação reside em seu interior.
Acessibilidade e impacto social
A iniciativa “Crianças no Teatro” se destaca por sua proposta inovadora e inclusiva. Em Paranaguá, a sessão da manhã de quarta-feira (29) contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva.
A diretora da Cia do Abração, Letícia Guimarães, enfatiza a importância de levar o teatro para diferentes públicos. “Este projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa“, diz.
A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plathyn, destaca o impacto do projeto na cidade. “Essa iniciativa só vem para agregar o cenário cultural de Paranaguá, proporcionando às crianças a oportunidade de vivenciar o teatro, estimular sua criatividade e consumir cultura“.
*Com informações da Assessoria de Imprensa