Paranaguá terá duas mostras de teatro online durante o mês de maio


Por Redação Publicado 22/04/2021 às 15h32 Atualizado 16/02/2024 às 00h11

Com as restrições necessárias por conta da Covid-19, os profissionais da arte e da economia criativa estão buscando promover adaptações virtuais, com o objetivo de levar um pouco mais de cultura e conforto para o público.

Dentro deste cenário, a cidade de Paranaguá receberá durante o mês de maio duas mostras de teatro online, em que toda a população da região e, até mesmo, do mundo, poderá acompanhar no conforto e na segurança do lar os espetáculos locais e também internacionais.

A primeira mostra que entrará em cartaz no próximo mês é a I Mostra de Teatro Online de Paranaguá, que ocorrerá de 1º até 12 de maio, com transmissão pela página do Facebook da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (@seculturparanagua). A ação é fruto da parceira entre a Secultur e as companhias teatrais parnanguaras, por meio da Lei Aldir Blanc, projetada na cidade no final de 2020. Entre os grupos artísticos que se apresentarão estão a “A Fantástica Cia de Teatro”, a “Cia de Teatro de Bonecos La Pollia”, a “Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta”, “Cia Reticências Produções”, “Cia povaréu Benequense” e a “Cia Cultural Rainha Maçã”.

Ainda durante o mês de maio, entre os dias 15 e 22, a principal cidade da região do litoral paranaense também receberá a 1ª Bienal de teatro Lambe-Lambe. No total serão 28 espetáculos de sete estados do Brasil, mais o Distrito Federal, além de originários da Argentina, Chile e México. As transmissões correrão também de forma online, por meio do Youtube e do Facebook (@bienal.lambe). A Bienal contará com a participação especial das criadoras do Teatro Lambe-Lambe, Denise di Santos, com a Palestra/Espetáculo “O vir a ser”; e Ismine Lima, com o espetáculo de Teatro Lambe-Lambe “Esperando Dora” e lançamento do seu livro “Circo de papel”.

Também haverá palestra com Camila Landon Vío, da Fundación OANI-Chile e Oficina de Dramaturgia para Teatro Lambe-Lambe com Valeria Correa Rojas, de Valparaíso/Chile. Os espetáculos que vão compor a BIENAL, foram selecionados por meio de convocatória que aconteceu em abril de 2020. E, ainda na Programação, os artistas participantes farão uma partilha de seu processo de trabalho, pela plataforma Zoom, com a mediação de profissionais renomadas na área do Teatro de Animação. Assim, durante oito dias, a Bienal de Teatro Lambe-Lambe, além de entreter as famílias paranaenses, brasileiras e internacionais, também vai oferecer ações formativas para o público jovem e multiplicadores por meio das Palestras, Oficinas e Laboratórios.