Diretoria do SINDACAPP é reempossada após vitória inédita na eleição


Por Redação Publicado 05/04/2022 às 14h17 Atualizado 17/02/2024 às 05h35

Na quinta-feira (31), a diretoria do Sindicato dos Arrumadores e Trabalhadores Portuários Avulsos nos Serviços de Capatazia nos portos de Paranaguá e Pontal do Paraná (SINDACAPP) foi reempossada após vitória inédita na última eleição, realizada no início de março. Oziel Felisbino foi reeleito presidente e, pela primeira vez na história do sindicato, a conquista aconteceu em primeiro turno.

Dos 409 votos contabilizados na eleição, a Chapa 1, de Felisbino, recebeu 237, ou seja, mais que o dobro dos votantes escolheram reeleger o presidente. Com um mandato de três anos, que encerrará em março de 2025, além de Oziel, o secretário Eliel Teodoro dos Santos, o assistente social Valfrido Ferreira dos Santos e o tesoureiro João Guilherme Rodrigues Poleti continuam nas funções diretivas do sindicato.

Sob a atual administração, a classe avançou na assinatura da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) com o Sindicato dos Operadores Portuários do Paraná (SINDOP), e na realização do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) junto ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). As medidas estabeleceram melhores condições de remuneração a categoria.

Fomos reconhecidos pelo nosso trabalho, porém, ainda há muito o que fazermos pelo Sindicato, que é muito carente, mas é centenário. Nós damos a vida pelo Sindicato e sei que estamos no caminho certo. Todo o trabalho é focado em fazer uma boa administração”, comemora o presidente.

A posse aconteceu no Ponto de Chamada do SINDACAPP e diversas autoridades estiveram presentes, entre elas Mário Teixeira, presidente da  Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB); Marcos Ventura Alves, presidente da Intersindical de Paranaguá; João Antônio Lozano Baptista, secretário municipal de Trabalho e Assuntos Sindicais e o vereador Ezequias Rederd, presidente da Comissão de Portos na Câmara e arrumador.

Apoio ao sindicato

Percebemos que houve um avanço muito grande durante a gestão de Felisbino e temos certeza que esse avanço se repetirá nos próximos três anos”, disse Mário Teixeira.

Já Marcos Ventura destacou a parceria entre a Intersindical e o sindicato. “O número de votos foi bem expressivo e, agora, Oziel vem para continuar somando com a Intersindical. Os Arrumadores são o segundo maior sindicato de Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA) da faixa portuária, então são muito importantes”, comentou.

O secretário de Trabalho e Assuntos Sindicais, Lozano, falou sobre o trabalho já realizado por Oziel. “A vitória foi um momento de afirmação da categoria sobre o excelente trabalho que Oziel faz perante o sindicato. Nossa secretaria está de portas abertas para o SINDACAPP”, afirmou.

Ezequias Rederd, vereador, que também faz parte do Sindicato dos Arrumadores avaliou que a reeleição “demonstra a segurança do trabalho” de Felisbino frente à categoria. “Isso só fortalece o SINDACAPP, a Intersindical e a todos nós TPAs. Como representante do povo na Casa de Leis, estamos sempre à disposição”, disse.

Conquistas da gestão

Oziel relembra que já são mais de três anos que a diretoria tem se colocado à disposição do trabalhador. Ele pontua que, nos próximos três anos, o trabalho continuará sendo feito de forma séria e responsável, visando garantir o melhor à categoria.

O secretário Eliel Teodoro destacou as principais conquistas dos últimos três anos. “Quando assumimos, tivemos alguns desafios, entre eles o fechamento de acordos e da Convenção Coletiva de Trabalho, que estavam vencidos há anos. Após assinar os acordos e a CCT, garantimos a mão de obra do trabalhador e também um aumento na remuneração. Isso possibilitou uma maior arrecadação para o sindicato e, assim, conseguimos enfrentar outro desafio que era a dívida milionária por meio do refinanciamento da dívida e estamos honrando com esse compromisso. Com o aumento na arrecadação, também conseguimos incluir um dependente no plano de saúde”, relembrou.

Para o novo período de gestão, ele garantiu que o sindicato continuará lutando por conquistas para a classe. “Vamos continuar lutando para melhorar a renda, a manutenção do nosso trabalho e melhorar ainda mais nosso plano de saúde, estendendo para mais dependentes. Também queremos quitar a dívida do sindicato para fazer com que mais benefícios sejam dados ao trabalhador”, finalizou.