Com 60 vagas disponíveis, Agência do Trabalhador enfrenta dificuldade para preencher postos de trabalho em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 17/07/2023 às 13h40 Atualizado 18/02/2024 às 17h14
Para se inscrever, basta comparecer à Agência do Trabalhador de Paranaguá, localizada na rua José Gomes, 320. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Mesmo com a divulgação periódica de vagas de emprego na página do facebook, a Agência do Trabalhador e as empresas parceiras, que buscam novos funcionários, enfrentam dificuldade para preencher os postos de trabalho. Somente na última semana, 60 vagas permaneceram em aberto na espera por profissionais capacitados.

De acordo com o secretário do Trabalho, João Lozano, o principal obstáculo é a escassez de profissionais qualificados. Ele explica que a dificuldade é tamanha, que diversas empresas já aceitam declaração de vínculo informal como comprovante de experiência prévia.

As empresas pedem experiência prévia porque há setores que oferecem risco, como o de eletricista. Porém, muitas delas estão mais flexíveis e aceitam declaração como comprovante. Por exemplo, se você já trabalhou como motorista ou pintor, uma declaração da empresa anterior dizendo que fez o trabalho serve como referência”, afirma.

Qualificação é o primeiro passo

Para Lozano, a qualificação é a principal forma de mudar a realidade das famílias parnanguaras e atender as necessidades das empresas, que contratam funcionários de fora ou realocam a equipe para “tapar buraco”.

É muito importante que busquem qualificação e preencham as vagas que podem contribuir e muito com a renda familiar. Hoje, a gente oferece ônibus de graça para que todos possam se locomover e assistir às aulas, cursos em diversos setores de forma gratuita e oportunidade de emprego. Então, o que falta é o pessoal se conscientizar e aproveitar essas chances”, destaca.

Para qualificar os moradores do município, a Secretaria do Trabalho possui parceria com o Sistema S, que oferece capacitação técnica em áreas como comércio, indústria, gestão, informática, entre outros.

Todos os cursos com vagas abertas são divulgados na página da Secretaria, que disponibiliza um formulário para os interessados e faz uma triagem dos candidatos, a fim de selecionar os que demonstram maior disponibilidade e interesse.

Resolvemos adotar esse sistema porque tínhamos um alto índice de evasão. Eram diversos alunos que ocupavam vagas de quem realmente se comprometeria com a iniciativa. Fazíamos o cadastro e não apareciam ou desistiam depois de duas aulas”, lembra João.

Lançamento de novos cursos

Como parte da programação de aniversário de 375 anos de Paranaguá, a secretaria fará a entrega de 250 certificados para os alunos que concluíram os cursos do Projeto Qualifica Litoral. A entrega será no Teatro Rachel Costa, às 19h30. Na ocasião, também serão lançados novos cursos do programa.

Confira as vagas disponíveis em Paranaguá