Corrida rústica movimentou turismo e cenário esportivo de Antonina


Por Redação JB Litoral Publicado 11/12/2014 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h29

No último domingo (30), Antonina foi sede de uma corrida rústica que celebrou os 217 anos de emancipação política do município, ocorrido no último dia 06 de novembro. Denominada de “Corrida 217 anos de EPA”, o evento esportivo trouxe centenas de competidores, familiares e turistas que acompanharam o evento. Passando por vários atrativos turísticos, culturais, históricos e ambientais de Antonina, a corrida contou com 7 km de percurso para cerca de 210 atletas.

Aberta para atletas do sexo masculino e feminino, as inscrições e a cronometragem do evento foram feitas pela empresa “Chip Timing”, com renome em todo o Brasil em eventos de maratona. Os participantes puderam se inscrever desde setembro até o dia 05 de novembro. A corrida foi iniciada às 9h da manhã, tendo largada e chegada na Rua Valle Porto, no centro de Antonina, próximo à Igreja Matriz. O evento teve como regras de competição texto que rege o Regulamento Geral de Provas de Rua da CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo, demonstrando o profissionalismo esportivo da corrida, apesar de ser comemorativa.

A duração da prova foi de no máximo 1h30min, tendo todo o tipo de atendimento de emergência médica aos atletas, com ambulância e profissionais presentes no percurso. O percurso foi devidamente sinalizado, com atletas dentro de seus limites físicos, evitando acidentes e contusões. Órgão competentes, assim como árbitros, ficais e staffs fiscalizaram e orientaram os participantes. Além de melhorar a saúde dos participantes, movimentando o cenário esportivo e turístico do litoral, a organização de prova disponibilizou um chip, camisetas, números visíveis e medalha no pós-evento.

Além de medalhas a todos os participantes que concluíram a prova, foram sorteados brindes após a corrida. Do primeiro ao quinto colocado, os atletas receberam troféus, assim como a equipe que teve o maior número de corredores. As categorias destinadas a prova de 7 km no masculino e feminino são divididas entre 0-19 anos, 20-24 anos, 25-29 anos, 30-34 anos, 35-39 anos, 40-44 anos, 45-49 anos, 50-54 anos, 55-59 anos, 60-64, anos e uma categoria para maiores de 65 anos, demonstrando que a prova foi para todas as idades e todos os tipos de pessoas em boas condições de saúde. Houve também uma opção mais “light”: uma caminhada de 2,5 km.

O evento foi organizado pela TST (Tambakibas Sport Team), contando com apoio da Prefeitura Municipal de Antonina, Departamento Municipal de Esportes de Antonina e Rádio Serra do Mar AM.