Presidentes da PR Turismo e da Fumtur discutem setor em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 12/02/2015 às 14h00 Atualizado 14/02/2024 às 05h54

Discutir os potenciais e desafios do setor turístico em Paranaguá. Foi com esse objetivo que o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierrez Júnior, recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), o novo dirigente da Paraná Turismo, professor Jacó Gimennes.

“Viemos oficializar o apoio que daremos à Paranaguá e ao Litoral na questão turística”, salientou o presidente da Paraná Turismo, afirmando seu relacionamento de mais de 20 anos com a cidade e com o turismo no Estado. Para firmar o compromisso, ocorre, amanhã (12), a visita do presidente da Fumtur, Rafael Guttierrez Júnior, ao secretário de Estado do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício. Será a primeira visita formal de dirigente de Turismo dos municípios ao novo secretário. “O que reforça o nosso compromisso com a cidade”, salientou.

O professor também ressaltou o trabalho realizado pela Fumtur, em especial a confecção do Plano Master Municipal de Turismo 2013-2020.

 Vocês estão na vanguarda. E queremos levar a experiência de vocês para outros municípios. Geralmente, os planos tem horizontes menores, nunca se pensa o turismo a longo prazo”, disse, professor Jacó Gimennes. 

Ele salientou ainda que o maior desafio do setor está em promover o turismo como gerador de emprego e renda. “Turismo não é só se orgulhar da cidade e receber turistas. Ele tem de ser encarado como um fator importante e constante de geração de renda e emprego”, salientou, acrescentando que vai lançar o programa “Paraná dos paranaenses”, para fomentar o turismo interno no Estado – uma vez que a alta da cotação do dólar em comparação ao real pode inibir o turismo internacional.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo, Rafael Guttierrez Júnior, agradeceu a visita e comentou sobre a parceria com o Estado. “Temos investido sistematicamente no Turismo, uma área considerada prioritária pelo prefeito Edison Kersten.

Elaboramos um Plano Municipal com as principais diretrizes da área na cidade. Investimos na capacitação de monitores, na estrutura para grandes eventos, em apoio e capacitação do trade turístico e na divulgação de nossos atrativos em vários pontos do País”, salientou. “Esperamos, como sempre, um incremento no número de turistas em nossa cidade, visto que temos muito potencial, ” concluiu,Rafael Guttierrez Júnior.