Em Matinhos, entrega de materiais escolares beneficiará mais de 5.300 alunos da rede municipal de ensino


Por Redação Publicado 16/04/2024 às 12h01

A Prefeitura de Matinhos realizou, na última quinta-feira (11), a apresentação dos novos uniformes e a entrega simbólica de kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A cerimônia aconteceu no Paço Municipal e contou com a participação de 70 famílias. Com essa ação, mais de 20 escolas serão atendidas, totalizando cerca de 5.300 estudantes beneficiados.

Os materiais, que abrangem os ensinos infantil e fundamental, foram produzidos conforme a necessidade de cada nível escolar, ou seja, do berçário ao 5º ano. Para que isso fosse possível, o Poder Municipal realizou a licitação 120/2023, ainda em novembro do ano passado, para a aquisição dos itens. O procedimento licitatório foi concluído em março de 2024, com a EVL Comércio Importação e Exportação sendo a vencedora, pelo valor de cerca de R$ 2.9 milhões.

“Hoje nós temos 5.350 alunos na rede municipal. Cada um deles receberá o seu kit individual de acordo com cada segmento de ensino. Então, esse é um dos investimentos, essa é uma das ações que o governo precisa declarar”, disse o secretário interino de Educação, Alzino Neto, o qual foi o responsável pela abertura da cerimônia.

Na sequência, Alzino passou a palavra para o ex-secretário de Educação, Mário Braga, o qual se afastou das funções por estar pré-candidato a vereador. Braga, que ficou dois anos na pasta, destacou as características dos kits escolares.

“É material de qualidade, de marcas importantes, para que os nossos professores e alunos possam desenvolver um bom trabalho. Quero falar aos pais que isso aqui é o retorno dos impostos que vocês pagam”, discursou o ex-secretário.


MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS E ECONOMIA PARA OS PAIS


Além da presença de autoridades locais, de pais e alunos, os professores e diretores também acompanharam a solenidade. A diretora da Escola Municipal Francisco dos Santos Junior, professora Alda Mara Correa, descreveu a importância dos kits para a vida escolar. Ela também fez uma comparação entre as diferentes classes sociais dos educandos.

Ald diretora Municipal Francisco dos Santos Junior
O material escolar veio para igualar. O caderno que o filho do empresário tem, o filho do coletor também terá”, disse a diretora da Escola Municipal Francisco dos Santos Junior, professora Alda Mara Correa. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

“Temos, no município de Matinhos, todos os tipos de aluno. Há estudantes que são filhos de empresários, mas temos, também, alunos os quais os pais são coletores. O material escolar veio para igualar. O caderno que o filho do empresário tem, o filho do coletor também terá.  Então, só de a criança receber um kit como esse, de qualidade, ela já se sente motivada a estar na escola”, afirmou a diretora Alda Mara Correa.

Já a mãe de um aluno, da Escola Municipal Elias Abrahão, comentou sobre a economia gerada após o recebimento dos kits escolares. Conforme ela, o dinheiro – que seria destinado aos materiais – poderá ser aplicado em outras frentes. “É muito importante essa entrega, porque contribui com a família. Evitamos gastos com uniforme, com material escolar. Com isso, dá para investir em outras áreas da vida da criança”, ressaltou Daniele dos Santos.

daniele
É muito importante essa entrega, porque contribui com a família. Evitamos gastos com uniforme, com material escolar”, disse a mãe Daniele dos Santos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

CONFORTO E CUIDADO


O prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler, conversou com o JB Litoral sobre a distribuição dos materiais escolares. Ele abordou o cuidado com as crianças e a relevância do trabalho dos educadores no processo de formação escolar.

“Temos que começar o trabalho com a educação, cuidando bem das crianças e valorizando o professor, para poder dar esse resultado. Assim, a criança será um adulto melhor. Os materiais e os uniformes são de primeira linha, porque não seria interessante você amar e dar um produto de segunda para os alunos. Eles têm que usar tudo o que tiver de melhor”, declarou.

Além disso, Zé da Ecler aproveitou o momento para destacar outros investimentos realizados no setor da educação, que vão desde o aumento de salários dos professores até a instalação de ar-condicionado nas escolas.

“Aumentamos o salário dos professores. Temos, também, comida boa, transporte de qualidade. Queremos dar conforto para as crianças. Inclusive, já foram instalados ares-condicionados em 80% das salas de aula, coisa que nunca existiu antes. Então, até agosto ou setembro, todos os ambientes estarão climatizados”, concluiu o prefeito de Matinhos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *