IFPR Paranaguá abre inscrições para curso gratuito de Defensores Populares com foco em direitos humanos


Por Luiza Rampelotti Publicado 17/07/2024 às 11h59
image-37
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (22). Foto: IFPR/Paranaguá

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Defensores e Defensoras Populares, com foco em direitos humanos, especialmente em violência doméstica. A iniciativa, com duração de 160 horas, é uma parceria com as Defensorias Públicas do estado do Paraná e da União (DPE e DPU) e visa fortalecer a atuação de lideranças comunitárias na luta por direitos.

O curso, que terá início no dia 15 de agosto e se estenderá até 19 de dezembro, acontecerá às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no campus do IFPR. As aulas abordarão temas como direito das mulheres, direito da criança e do adolescente, direitos das famílias e seguridade social.

A iniciativa é direcionada preferencialmente a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou pessoas que não concluíram o ensino médio, além de lideranças de movimentos sociais engajados na defesa dos direitos humanos.

O objetivo é capacitar e empoderar pessoas que atuam diretamente com a comunidade, para que possam defender os direitos da população, especialmente em situações de vulnerabilidade”, explica a direção da instituição.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (22), clicando aqui. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (41) 99134-9201. As vagas são limitadas e a seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição.

Sobre a Formação Inicial e Continuada (FIC)

O curso de Defensores Populares faz parte do programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFPR. Os cursos FIC são gratuitos e visam qualificar profissionalmente a comunidade para o mercado de trabalho, com foco em áreas de grande demanda. A participação nos cursos FIC não exige pré-requisitos de escolaridade, sendo a capacidade de aproveitamento dos alunos o principal critério para a seleção.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *