Eleitor poderá usar título virtual e tirar dúvidas por WhatsApp


Por Redação JB Litoral Publicado 11/11/2020 às 16h36 Atualizado 15/02/2024 às 17h07

Amanda Yargas

No dia da votação, 15 de novembro, o eleitor poderá usar o título virtual. O aplicativo e-título pode ser baixado em smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. É necessário preencher alguns dados e confirmar informações.

(Foto: JB Litoral)

Não esqueça de manter o dispositivo carregado, caso opte por utilizar o e-título no dia das eleições. O aplicativo também traz outras funcionalidades como emitir certidões de quitação, consultar e emitir guia para pagamento de débitos com a Justiça Eleitoral e consulta ao local de votação de terceiros para ajudar amigos e familiares.

Se o eleitor ou o mesário tiver qualquer dúvida sobre as eleições, quiser checar notícias falsas, informações sobre candidatos ou ver dicas à respeito das votações, pode acessar o canal de respostas da Justiça Eleitoral no Whatsapp apertando aqui ou através do número (61) 9637-1078.

Justificativa

Para evitar a circulação desnecessária de pessoas nos locais de votação, a justificativa para quem não puder votar será feita de forma digital, pelo aplicativo e-título. No caso de viagem, o aplicativo reconhece que o eleitor está em deslocamento por meio do GPS do próprio dispositivo. No caso de doença ou outra justificativa que precise de comprovação, o eleitor poderá enviar os documentos também pelo aplicativo em um prazo de até 60 dias.

Ilha do Mel

A Ilha do Mel é o único local do estado onde as transmissões dos votos serão feitas por meio de um satélite, diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (o TSE centralizará a totalização das urnas neste ano). O presidente Tito Campos de Paula, o diretor-geral do TRE-PR, Valcir Mombach, e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Gilmar José Fernandes, acompanharam nesta quarta-feira (11) a testagem do sistema de transmissão. Assista ao vídeo e entenda como funcionará:

Divulgação: TRE-PR