Em solenidade, autoridades falam em “pós-pandemia” e citam ações para o verão 2022


Por Publicado 13/10/2021 às 17h09 Atualizado 16/02/2024 às 16h00

Em evento oficial do Governo do Estado na cidade, estiveram presentes no Complexo Esportivo-Educacional do Estádio Fernando Charbub Farah, conhecido como o Gigante do Itiberê, em Paranaguá na tarde dessa quarta-feira (13), o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, e o vice-governador Darci Piana (PSD), que ocupa o cargo de chefe máximo do Estado devido à uma viagem internacional do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) para Expo/Dubai 2021, nos Emirados Árabes.

Na solenidade de entrega de 33 veículos à 1ª Regional de Saúde, autoridades comentaram que o foco da visita é, no que muitos definiram como “pós-pandemia”. Para alguns desses gestores, os baixos índices de contaminação e mortes, além da vacinação de 99% do público alvo, são as principais bases para pensar em um retomada total das atividades, como eram até março de 2020, no período pré-pandêmico.

O governador em exercício, Darci Piana, acredita que em poucos dias todas as pessoas elegíveis estarão com a primeira dose já aplicada. “Vai depender muito da ajuda das pessoas. Não adianta o governo fazer um esforço grande, a nossa secretaria de Saúde está fazendo o seu trabalho. Podem verificar que nunca tivemos nenhum problema de recursos ou dinheiro no Paraná. O nosso governador e o secretário trataram isso com a eficiência que deve ser tratado, esquecendo o lado político e não fazendo politicagem em cima da saúde das pessoas. E, apesar de todas as dificuldades, quem sabe daqui a 15 ou 20 dias a gente tenha 100% da população já vacinada e com isso a gente possa ter um pouco mais de tranquilidade e que as pessoas possam se soltar um pouco mais e a economia volte a girar ajudando a todos. É muito importante a economia voltar a girar, que com isso as pessoas conseguem ganhar o seu sustento e com isso, vai melhorando nosso Estado“, comenta.

A secretária de Saúde de Paranaguá, Ligia Regina de Campos Cordeiro, vai na mesma linha do vice-governador e comenta que já há todo um cuidado e estudo para as ações do verão. “Temos um trabalho em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). Eles estão fazendo a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos. No caso de Paranaguá, a Ilha do Mel deve ser mais abastecida de recursos humanos, assim como todo o litoral. As cidades com maior repercussão humanas são as cidades com praias. Elas vão estar mais preparadas e com mais médicos e estrutura. Eu acho que vai ser uma demanda muito boa. Lembro que por mais que esteja calor e que os números da pandemia estejam reduzindo, que a população não esqueça os cuidados que deve ter: manter um certo distanciamento, assepsia correta da mãos e utilização de máscara“, conclui.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

O secretário Beto Preto também comentou que já trabalha com o foco no período em que a Covid-19 esteja controlada. “[As novidades] são equipamentos importantes no seguimento do pós-pandemia. Estivemos no Hospital Regional do Litoral e fizemos um termo de cooperação para cursos de residência médica. Também fizemos uma verificação das obras, principalmente a impermeabilização da laje do telhado. Fizemos uma visita também a nossa Regional de Saúde. Entre a Regional de Saúde e o Hospital Regional do Litoral são 60 novos computadores que estamos entregando. Dentro de poucos dias teremos a oportunidade de um investimento grande na reforma e adaptação da maternidade. Também apresentamos o novo microscópio eletrônico, que dentro de mais uns 20 ou 30 dias estará ajudando a fazer cirurgias importantes, principalmente na área de neurocirurgia“, diz.

Ele vai além e cita quais são os principais focos de sua gestão agora. “Esse é um momento de retomar as atividades de atenção primária, inclusive a voltar de cuidar dos hipertensos, diabéticos, asmáticos. Fazer o calendário vacinal da criançada ficar em dia, tem também a coleta de preventivo de câncer de colo de útero das mulheres. Todas essas ações são de prevenção, a vacinação que estamos fazendo é prevenção. Essa é a grande luta nossa“, conclui.